Durante a pandemia de Covid-19, muitas escolas disponibilizaram o ensino remoto aos alunos, através de salas virtuais, com intuito de diminuir o impacto do encerramento dessas escolas. Estudos realizados neste contexto apontam que o mobile learning, mesmo muito pouco explorado, é considerado uma alternativa eficaz. Neste poster, apresenta-se parte dos resultados da investigação que se desenvolveu com os objetivos de: caracterizar os contextos dos alunos da modalidade subsequente do Instituto Federal de Pernambuco, quanto ao uso de tecnologias móveis em contexto educativo e, analisar o impacto do mobile learning no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas. Optou-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, subordinado a um paradigma interpretativo, envolvendo professores de matemática e seus respectivos alunos. Concebeu-se e implementou-se uma sequência didática focada em tópicos de geometria com mobile learning num quadro de aprendizagem ativa. A recolha de dados incluiu questionários, observação, diário do investigador, recolha documental e focus group. Concluímos que os smartphones estão inseridos no quotidiano desses alunos, por lazer ou em prol de suas aprendizagens e necessárias ao acompanhamento do ensino remoto; e que, o mobile learning combinado com metodologias ativas, teve um impacto positivo e significativo no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas, mostrando-se bastante eficaz com a adoção do ensino remoto.