Este trabalho aborda uma descrição da prática da liderança educacional no contexto de um instituto do terceiro setor, Instituto Cores do Mará, com foco no desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens de 5 a 13 anos. O objetivo é compartilhar como as práticas aplicadas no instituto, contribuem para promover competências e habilidades socioemocionais essenciais para formar indivíduos capazes de gerir suas emoções e lidar com desafios da vida. A partir de uma abordagem qualitativa utilizando a observação participante, a pesquisa se desenvolveu seguindo: 1) observação da metodologia aplicada dos momentos de atividade e troca de experiências com os professores que atuam diretamente com as crianças e jovens e 2) acompanhamento dos planos de aula e planejamentos construídos. Os dados levantados se concentraram nas estratégias de liderança em criar um ambiente educacional positivo, apoiando o desenvolvimento de competências como Comunicação, Sociabilidade, Visão de Mundo, Autoconhecimento e Autogestão com um olhar voltado para o respeito à diversidade humana, tendo como pano de fundo a Cultura Maranhense, fortalecendo a identidade cultural e o sentimento de pertencimento. Os resultados mostraram a importância da liderança educacional na orientação do time pedagógico, adotando práticas inclusivas e participativas, resultando em um ambiente de aprendizagem mais harmonioso e produtivo. Além disso, a oferta de formações continuadas para os professores atualiza e reformula a metodologia aplicada, possibilitando um acompanhamento mais adequado sobre as vivências em habilidades socioemocionais e seu gerenciamento. Concluímos que, a liderança educacional focada no socioemocional traz consigo além da responsabilidade de oferecer um ambiente seguro e afetivo para as crianças e jovens que fazem parte, também possui a importância de proporcionar esse mesmo ambiente de escuta, acolhimento e segurança para a equipe pedagógica como um todo, para que juntos de uma forma democrática se possa construir uma base sólida para o desenvolvimento integral.