O presente trabalho apresenta resultados finais de pesquisa realizada no Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Columbia Del Paraguay, que teve como objetivo central analisar a Formação Continuada dos Docentes sua articulação com a prática pedagógica e com o Currículo do Ensino Fundamental, na área de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental; apontar quais os objetos de conhecimento e habilidades que são trabalhados durante a formação docente de matemática e sua contribuição na prática pedagógica; analisar o Currículo de Pernambuco do Ensino Fundamental, para identificar aspectos relacionados à educação matemática; identificar como se dá o protagonismo docente e sua interação com o Currículo do Ensino Fundamental, na área de matemática, anos finais. A fim de obter respostas, estabeleceram-se objetivos específicos para verificar o processo de formação docente e foi realizada uma análise documental do Currículo do Estado de Pernambuco para o Ensino Fundamental, utilizando a metodologia qualitativa, que possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dados. Pesquisadores deste campo teórico, como Tardif (2012), Gatti et al. (2009), Moran (2019), Morin (2011), Delors (2013), Polya (2006) e Smoly e Diniz (2001), defendiam que devemos ter um olhar atento sobre a formação continuada ofertada a estes sujeitos. Os resultados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Tal análise mostrou que há esforços de formadores das GREs para Formação Continuada dos Docentes de Matemática, mas essa cultura necessita ser fortalecida tanto a distância como presencial, principalmente, na escola, tendo em vista que, o currículo de matemática é abrangente com visão sistêmica, visa alcançar o letramento matemático.