A pedagogia histórico-crítica (PHC) compreende o conhecimento como um produto da atividade humana, ou seja, é por intermédio do processo de apropriação e objetivação que o homem transforma a natureza, objetivando produtos com características humanas, enquanto também se transforma (FERREIRA, 2020, p. 68). O conceito de clássico na PHC é definido pela “densidade teórica e pela coerência com a fundamentação marxista própria a essa teoria”. A presença da teoria marxista na definição de clássico proporciona que este seja entendido de modo a superar tanto as teorias relativistas quanto dogmáticas do conhecimento (FERREIRA; DUARTE, 2021, p. 2). Com isso, percebe-se que existe uma relação entre o conhecimento clássico e as olimpíadas científicas, pois, como explica Lira et al (2018, p. 44), o objetivo das olimpíadas científicas é fazer com que os estudantes do Ensino Médio sejam motivados a se aprofundarem nos conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa, que é um recorte de um projeto de doutorado, é explicar o conceito de conhecimento clássico a partir PHC e apresentar a relação desta teoria com as Olimpíadas Científicas, sobretudo, a Olimpíada Cearense de Química (OCQ). Tendo como base teórica o materialismo histórico-dialético, esta pesquisa é de natureza básica, caráter exploratório, abordagem qualitativa, e adota como procedimento técnico o estudo bibliográfico. Com isso, o pesquisador estabelecerá uma relação indireta com o seu objetivo de estudo, trabalhando com teorias e conceitos já sistematizados e importantes para o entendimento do real.