Este artigo tem como objeto as contribuições da Engenharia Didática como proposta metodológica no ensino da Matemática para as séries iniciais do ensino fundamental e justifica-se a partir de observações feitas sobre as dificuldades de aprendizagens que as crianças enfrentam no estudo desse componente curricular, partindo do ponto da importância a ele atribuída. Apresenta como objetivo geral: compreender o ensino da Matemática como competência essencial no cotidiano do ser humano; e específicos: contextualizar a história da Engenharia Didática como metodologia de ensino e analisar a Engenharia Didática como proposta metodológica para melhoria do ensino de Matemática para alunos de 1º ao 5º ano. O estudo se caracteriza como qualitativo, já que serão analisadas obras já existentes a respeito do tema, como artigos, livros entre outros. Como procedimentos técnicos, foram utilizados: pesquisas bibliográficas, fundamentadas em Machado (2002), Brousseau (2006), Piaget (1973) e outros. Em conclusão, destaca-se que o ensino matemático precisa ser visto a partir do pensamento crítico, tendo o aluno como protagonista a quem precisa ser oportunizado fazer análises e reflexões acerca de seu processo de construção do conhecimento, no qual o professor atua como mediador. Para tanto, faz-se necessário que os professores conheçam diferentes metodologias de ensino para, assim, poderem colaborarem para o desenvolvimento de resultados de aprendizagens satisfatórios com seus alunos. Palavras-chave: Matemática; Engenharia didática; Professor; Aluno