A Educação Inclusiva tem sido atualmente alvo de várias discussões, desencadeando sérias implicações educacionais e sociais. Ela pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação, para isso, pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos. Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação, o desenvolvimento e a aprendizagem de todos, sem exceção. Esta pesquisa de mestrado intitulada - A Educação Inclusiva e a Pessoa com Deficiência: um olhar voltado as políticas e práticas educacionais tecidas no chão da escola - encontra-se em andamento e compõe a linha de pesquisa políticas educacionais, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. O estudo se caracteriza pela abordagem qualitativa e exploratória. A análise das informações obtidas ocorrerá por meio de uma abordagem crítico reflexiva. Participarão da pesquisa os alunos/alunas, mães ou responsáveis pelos/pelas estudantes e seus respectivos professores/professoras. O problema da pesquisa é posto na seguinte indagação: Diante das leis brasileiras de inclusão a pessoa com deficiência, quais políticas e práticas são tecidas no chão da escola, na perspectiva da Educação Inclusiva? O estudo de campo acontecerá em duas escolas municipais da cidade de João Pessoa- PB: uma situada em bairro de periferia e outra localizada no centro da cidade. Pensar a Educação Inclusiva remete a reflexão da intrínseca relação entre esse fenômeno social e o contexto em que ocorre os desdobramentos curriculares acerca do processo de escolarização da pessoa com deficiência. A escola, como toda instituição, é alterada em conformidade com as modificações sociais.