A Educação Brasileira é norteada por uma legislação que a regulamenta e prescreve orientações e normatizações para a formação do cidadão de forma adequada às demandas da sociedade contemporânea. Dentro desse contexto, há um pilar de sustentação importante que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, o tema de genética se justifica diante de sua importância na formação de conhecimento científico, social e por ser uma área da ciência interdisciplinar. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma crítica, a abordagem do tema genética nos livros didáticos à luz do Novo Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, qualitativo, bibliográfico e documental, na qual foram escolhidas três coleções de Livros Didáticos (LD) de biologia do novo ensino médio pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Posteriormente à seleção das coleções, buscou-se analisar três volumes ao total, com o intuito de identificar os conteúdos referentes à temática de genética, bem como a promoção de desenvolvimento das habilidades críticas. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Nos resultados, destacaram-se de maneira adequada ao conteúdo de Genética ao ensino médio, no entanto as coleções sofreram algumas abrangências, não apenas uma em relação a outra, mas, sobre os objetos de conhecimento proposto pelas diretrizes e parâmetros curriculares. Contudo, foi identificada a ausência de temáticas relevantes, como síntese proteica e erros no DNA. Concluiu-se que a análise dos livros didáticos de genética destinados à luz do novo ensino médio revela que os materiais, em geral, apresentaram abordagens adequadas para o tema proposto pela BNCC e demais diretrizes educacionais. No entanto, foram identificadas algumas lacunas e oportunidades de aprimoramento.