A presente pesquisa surgiu através da disciplina de Sociologia da Educação, ministrada pela professora Francisca Jelma da Cruz Sousa, como requisito da Prática como componente obrigatório do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O objetivo desta pesquisa foi analisar as vivências de aprendizagens na área da matemática dos alunos do 9º ano de duas escolas públicas municipais de Barra do Corda- MA. A questão-problema da pesquisa fundamenta-se: Quais os desafios das aprendizagens da matemática para as vivências dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais pesquisadas de Barra do Corda- MA? A metodologia utilizada apontou para uma abordagem qualitativa e quantitativa com o uso de questionários aplicados no âmbito das escolas. A abordagem qualitativa e quantitativa são métodos de pesquisa distintos amplamente utilizados em diversas disciplinas para coletar e analisar dados. Para o aporte teórico dialogamos com autores como: Franco compreendendo as necessidades das práticas na docência (2012); Freire (1996) refletindo sobre as relações dialógicas entre professor e aluno e Ferro (2017) dialogando sobre a relação ensinar e aprender e as dificuldades de aprendizagem. Os resultados da pesquisa apontaram que as vivências com a disciplina matemática