Apresentamos por meio deste artigo uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas em um Estágio Curricular obrigatório do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Neste estágio foram trabalhadas temáticas voltadas para a Educação das Relações Étnico-raciais em uma turma do 5° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública na cidade de Quixelô-Ceará. Visando contribuir com um resgate histórico dos povos africanos e afro-brasileiros, e valorizar a sua contribuição na formação da sociedade brasileira, e com o intuito de aproximar os educandos a cultura africana e afro-brasileira foram desenvolvidas diversas atividades artísticas como desenhos e pinturas de pessoas negras, esculturas de máscaras africanas com argila, confecções de bonecas abayomi, entre outras. Utilizando-se do lúdico como ferramenta de apropriação da aprendizagem significativa e efetiva desenvolveu-se a representatividade da criança negra na sala de aula, debateu-se o preconceito racial sensibilizando acerca do respeito às diferenças e a importância de ser uma pessoa antirracista. Por outro lado, observa-se a necessidade de ser trabalhado na sala de aula essas temáticas em uma perspectiva mais positiva que enalteça a cultura preta, evitando abordagens preconceituosas e/ou caricatas da história e cultura africanas e afro-brasileiras, levando o educando a ter uma visão acerca do seu pertencimento racial.