Os processos de monitoria estão englobados dentro do que se conhece sobre os institutos de ensino superiores por todo o Brasil. A ação de um monitor na sala de aula, como um ponto de auxílio ao docente pode trazer frutos positivos e de valor imensurável para o crescimento profissional e pessoal de tal. Assim como sua ação torna o entendimento das disciplinas de melhor atratividade e coerência como um todo. Todavia, como salientado em outros estudos desta mesma autoria, a procura pela monitoria tende a possuir alguns entraves ainda não descritos, além de situações não proveitosas que precisam de um enfoque mais direto. De modo a enfatizar e descrever os pontos de inflexão da monitoria como um todo, foram desenvolvidos questionários para os discentes do curso superior de Engenharia Agronômica no IFTM campus Uberlândia. As descrições e opiniões dos alunos demonstram que estes entendem como a monitória é importante e vital para a melhoria da dinâmica e ensino da sala de aula, inclusive com diferentes perspectivas quanto ao que o atrai para tal edital. Porém existem momentos e lacunas em que o monitor não possui atuação tão efetiva, nos quais poderiam ser melhor aproveitados com um programa de treinamento efetivo antes de sua entrada em sala de aula. Este o qual, é salientado durante este estudo, o correlacionando com as opiniões e reflexões levantadas pelas respostas do questionário.