Todos os alunos que se desenvolvem em nível superior à média possuem altas habilidades/superdotação, podendo demonstrar essas características em diferentes esferas do conhecimento. Diante do exposto, o presente artigo visa entender qual a relação existente entre teoria e prática na aplicação das metodologias empregadas para a evolução de alunos com altas habilidades/superdotação, no Brasil, a fim de contribuir para o seu crescimento intelectual e social e, assim, torná-lo alguém atuante no meio em que está inserido. Este trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas e observações concretas em sala de aula, denominando-se, portanto, de pesquisa qualitativa. Para tornar viável uma compreensão do tema, definiram-se três objetivos específicos: comparar nomenclaturas derivadas de conceitos que explicam fenômenos das altas habilidades/superdotação; verificar os avanços constitucionais no que se refere à inclusão desses alunos no Brasil e apontar algumas metodologias empregadas para sua inclusão. Vale ressaltar que o artigo relata as atividades realizadas para o “Projeto Integrador”, o qual visa ao aprimoramento acadêmico dos graduandos em espaços diversificados e que é promovido pela Faculdade Adventista de Minas Gerais – FADMINAS. As atividades propostas foram realizadas pelos alunos do curso de Pedagogia, no Centro de Desenvolvimento de Potencial e Talento (CEDET). Ao longo desta pesquisa, observou-se que é de extrema relevância o respeito às potencialidades dos alunos que apresentam alta habilidades/superdotação e a importância de um espaço estruturado a fim de ampliar as possibilidades de inserção desse sujeito.