A presente pesquisa tem como objetivo investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID para a formação docente dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB. É considerada uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, enfatizando as relações sociais e seus processos subjetivos. Para a coleta dos dados utilizamos o questionário que foi composto por oito perguntas abertas. Nossa amostra foi constituída por sete alunos participantes do PIBID. Na análise dos resultados, percebemos que o programa funciona como meio de interligar universidade e escola, fazendo com que os bolsistas vivenciem os desafios do ser professor e a dinâmica de funcionamento da escola e da sala de aula desde sua formação inicial. Outro aspecto percebido foi a estreita relação entre teoria e prática, sendo encaradas pelos sujeitos como ponto forte na elaboração de metodologias inovadoras para trabalhar com conteúdo de maior dificuldades dos alunos nas escolas, como também as ações desenvolvidas que proporcionam ao sujeito entender, analisar e vivenciar contextos e práticas diversas. Assim, o PIBID como programa formador contribui de forma efetiva para os sujeitos refletirem sobre suas ações, resgatarem suas experiências e se tornarem professores mais críticos e transformadores de sua prática. Portanto, percebemos que sua contribuição vai muito além da junção de saberes, agindo na constituição da identidade pessoal dos futuros professores, não se separando da profissional, colaborando de maneira notória nas maneiras de ser e tornar-se professor.