O presente estudo investiga a formação pedagógica dos professores, destacando a diferença entre aqueles com licenciatura e os bacharéis que ensinam sem preparação didática e pedagógica, apesar de possuírem títulos de mestre e doutor. O objetivo é compreender como a formação pedagógica contribui para a eficácia dos métodos de ensino-aprendizagem e para a integração com outras disciplinas, ressaltando a importância de uma formação sólida para a melhoria da qualidade da educação. O estudo examina a base teórica e prática oferecida pelos cursos de licenciatura, a reflexão crítica sobre a prática pedagógica em situações desafiadoras e a importância do conhecimento das diretrizes que regem a educação básica. A pesquisa qualitativa realizada foi interpretada através da abordagem analítica. Os resultados indicam que a formação pedagógica fornece uma base sólida de teoria e prática, capacitando os professores a compreender o contexto educacional e implementar estratégias eficazes. Além disso, os cursos de licenciatura incentivam a reflexão crítica, essencial para enfrentar e resolver problemas reais no ambiente escolar. A pesquisa demonstra que é crucial que os professores sejam licenciados, garantindo que suas práticas estejam em conformidade com as normas estabelecidas e que eles possuam a formação pedagógica necessária para uma educação de qualidade. Professores bem formados são capazes de criar ambientes de aprendizagem estimulantes e inclusivos, atender às necessidades individuais dos alunos e promover seu desenvolvimento integral. Conclui-se que a qualidade da formação dos professores está diretamente relacionada à qualidade da educação oferecida, tornando essencial o investimento na formação pedagógica. Em última análise, professores bem preparados têm um impacto significativo no aprendizado dos alunos e, consequentemente, no futuro da sociedade como um todo.