O artigo em comento aborda as questões relativas aos avanços tecnológicos que permeiam as metodologias de ensino. Nesse contexto, o uso de tecnologias no ensino de história tem sido objeto de estudo e debate entre educadores e pesquisadores. Partindo dessa premissa, esta revisão de literatura explora as diferentes formas como as tecnologias têm sido incorporadas no ensino de história, seus impactos, desafios e oportunidades. Para tanto, foi realizada busca que restringiu a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), onde foram localizados trabalhos com os descritores previamente estabelecidos, quais sejam: Tecnologia educacional; Ensino de história; Formação de professores; Recursos tecnológicos no Ensino Fundamental. O recorte temporal da busca é 2013 a 2023. O lapso temporal supramencionado, é resultado do anseio de conhecer os estudos teóricos que permeiam os trabalhos acadêmicos e entender como a temática vem sendo discutida ao longo da última década. Para tanto, faz-se necessário perpassar pela história do ensino de história, acompanhando o delineamento feito por Bittencourt (2018), estudar-se-á o conceito de tecnologias, conforme Kenski (2012), serão elencadas também as disposições contidas na Lei de Diretrizes e Bases da educação - LDB (1996) e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). Nesse contexto, o fato é que, apesar de todo avanço tecnológico, há uma necessidade latente de estudos que elevem as possibilidades do uso das TICS em sala de aula, aqui, de modo específico, no ensino de história, o que, por consequência, exige que os professores sejam capacitados para tal e, do mesmo modo, que as escolas possuam os equipamentos básicos necessários.