O presente artigo tem como objetivo central analisar o papel das formações continuadas como ponto obrigatório para aquisição do Prêmio Escola Nota Dez e como o incentivo financeiro oferecido pelo prêmio afeta o contexto formativo no sistema educacional nas escolas da Rede Municipal da cidade de João Pessoa, por meio de uma investigação documental. Além de analisar o impacto e desempenho na prática docente dos professores que participaram de formações continuadas obrigatórias e formações livres. Para a pesquisa, serão considerados os documentos oficiais disponíveis para compreender a introdução das formações obrigatórias no programa do Prêmio Escola Nota Dez, além de um levantamento de dados por meio de questionários aplicados aos professores da Rede Municipal participantes das formações continuadas obrigatórias, e das formações livres. A investigação dos dados coletados permitirá avaliar se a bonificação oferecida pelo Prêmio Escola Nota Dez estimula práticas pedagógicas mais eficazes e de que maneira contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. Espera-se que os resultados deste estudo forneçam insights valiosos sobre os impactos do Prêmio Escola Nota e da formação continuada obrigatória na prática docente e na qualidade do ensino nas escolas municipais de João Pessoa, contribuindo assim para o aprimoramento das políticas curriculares e educacionais, como também a práticas pedagógicas na cidade.