USO DA LINGUAGEM SIMPLES PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL EM SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114339 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7785 "inscrito_id" => 19390 "titulo" => "USO DA LINGUAGEM SIMPLES PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "O uso de linguagem simples (LS) é essencial para promover a acessibilidade e a inclusão de alunos com deficiência intelectual em ambientes educacionais. A Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2022, reconheceu a importância desta abordagem, destacando sua aplicação na comunicação clara e objetiva. Historicamente, a LS surgiu em iniciativas da UNESCO nos anos 60 e desde então tem sido adotada em várias partes do mundo, com a criação da rede "Easy to Read" em 2005 e sua implementação em legislações brasileiras como a Lei 13.460. Neste estudo, a aplicação da linguagem simples (LS) foi analisada em uma escola municipal de Conceição, Paraíba, onde professores adaptaram provas para alunos com deficiência intelectual. A metodologia adotada foi um estudo qualitativo com revisão bibliográfica e análise de caso prático. Os professores participaram de workshops para aprender a adaptar o conteúdo das provas, focando em simplificar textos e usar apoio visual, como imagens e gráficos, para facilitar a compreensão dos alunos. Os resultados indicaram uma melhora significativa no engajamento e na compreensão dos alunos, evidenciando que a LS é uma ferramenta eficaz para assegurar o acesso equitativo à informação e ao conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19390_TB7785_17102024194614.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRNALDO MORAIS BRAZ JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GIRNALDO" "autor_email" => "girnaldo.morais.uepb.t4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114339 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7785 "inscrito_id" => 19390 "titulo" => "USO DA LINGUAGEM SIMPLES PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "O uso de linguagem simples (LS) é essencial para promover a acessibilidade e a inclusão de alunos com deficiência intelectual em ambientes educacionais. A Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2022, reconheceu a importância desta abordagem, destacando sua aplicação na comunicação clara e objetiva. Historicamente, a LS surgiu em iniciativas da UNESCO nos anos 60 e desde então tem sido adotada em várias partes do mundo, com a criação da rede "Easy to Read" em 2005 e sua implementação em legislações brasileiras como a Lei 13.460. Neste estudo, a aplicação da linguagem simples (LS) foi analisada em uma escola municipal de Conceição, Paraíba, onde professores adaptaram provas para alunos com deficiência intelectual. A metodologia adotada foi um estudo qualitativo com revisão bibliográfica e análise de caso prático. Os professores participaram de workshops para aprender a adaptar o conteúdo das provas, focando em simplificar textos e usar apoio visual, como imagens e gráficos, para facilitar a compreensão dos alunos. Os resultados indicaram uma melhora significativa no engajamento e na compreensão dos alunos, evidenciando que a LS é uma ferramenta eficaz para assegurar o acesso equitativo à informação e ao conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19390_TB7785_17102024194614.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRNALDO MORAIS BRAZ JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GIRNALDO" "autor_email" => "girnaldo.morais.uepb.t4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }