O uso de linguagem simples (LS) é essencial para promover a acessibilidade e a inclusão de alunos com deficiência intelectual em ambientes educacionais. A Assembleia Geral da ONU, em dezembro de 2022, reconheceu a importância desta abordagem, destacando sua aplicação na comunicação clara e objetiva. Historicamente, a LS surgiu em iniciativas da UNESCO nos anos 60 e desde então tem sido adotada em várias partes do mundo, com a criação da rede "Easy to Read" em 2005 e sua implementação em legislações brasileiras como a Lei 13.460. Neste estudo, a aplicação da linguagem simples (LS) foi analisada em uma escola municipal de Conceição, Paraíba, onde professores adaptaram provas para alunos com deficiência intelectual. A metodologia adotada foi um estudo qualitativo com revisão bibliográfica e análise de caso prático. Os professores participaram de workshops para aprender a adaptar o conteúdo das provas, focando em simplificar textos e usar apoio visual, como imagens e gráficos, para facilitar a compreensão dos alunos. Os resultados indicaram uma melhora significativa no engajamento e na compreensão dos alunos, evidenciando que a LS é uma ferramenta eficaz para assegurar o acesso equitativo à informação e ao conhecimento.