A utilização do livro didático tem sido uma prática comum e importante nas salas de aula ao longo dos anos, desempenhando um papel crucial no processo educacional. Entretanto, é importante reconhecer que em algumas circunstâncias, os recursos podem ser escassos, levando os professores a desenvolverem suas aulas sem o livro. Dessa forma, objetivou-se com essa abordagem, descrever, qualitativamente, como os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Mendes do 9ºAno B, na disciplina de Ciências, se portaram durante a execução de aulas sem o uso e com o uso do livro didático. Para esse propósito, incialmente o professor adotou o método expositivo dialogado sem o auxílio do livro didático (método 1), com a explicação do conteúdo, a partir das discussões e interações entre os alunos. Adiante, uma outra aula foi conduzida com base no uso do livro didático (método 2), proporcionando aos alunos mais recursos disponíveis, informações e uma maior uniformidade com o professor. Com base nas observações realizadas durante a execução das aulas, foi possível visualizar como os alunos se comportaram e receberam as duas abordagens. Enquanto o método 1 foi apreciado pela dinâmica e flexibilidade nas condutas pedagógicas, o método 2 recebeu elogios pela organização e estruturação dos conteúdos. No entanto, também foram identificados desafios, como a necessidade de adaptar as atividades sem o livro didático para que se tornem mais instrutivas e engajadoras, e a importância de garantir que o uso do livro didático não restrinja a criatividade e a participação dos alunos. Esses resultados oferecem algumas percepções para os educadores interessados em diversificar as práticas de ensino e aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos, sem e com o uso do livro didático.