A universidade está articulada em três pilares basais: ensino – pesquisa - extensão. Essa tríade é fundamental na formação de profissionais que sejam capazes de aplicar o conhecimento adquirido de forma mais significativa, e alinhado aos contextos sociais, econômicos e sustentáveis. Programas de Iniciação Científica (IC), de Monitoria, e de Extensão, estimulam o pensamento crítico que é essencial para formação cidadã e profissional, tais propostas viabilizam a popularização da ciência e tecnologia, além de aumentar o alcance do letramento científico. O objetivo deste trabalho foi aprofundar o diálogo sobre propostas de projetos de IC que sejam aplicáveis e que resultem em publicações desejáveis. Trata-se de estudo observacional com base em uma revisão da literatura e em relatos de experiências da autora. Em todo o Brasil, o cenário dos programas de IC encontram desafios, desde a falta de: recursos financeiro, infraestrutura, orientação e capacitação adequada, até a desmotivação e pouco engajamento dos alunos. Por outro lado, dependendo da natureza e aplicabilidade das propostas é possível desenvolver pesquisa de qualidade e que renda bons trabalhos, como demonstrado pela performance dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau / Caruaru -PE, entre o período de janeiro de 2022 até maio de 2024. Durante esse período os alunos participaram de um projeto de IC, e distintos simpósios, congressos e reuniões científicas. Já foram publicados: um capítulo de livro (e-book), três resumos em anais de congressos, além de vários certificados de simpósios locais, todas essas pesquisas usaram plataformas digitais gratuitas de pesquisa e programas de bioinformática. Portanto, é preciso adequar e integrar as atividades científicas, profissionais e artístico – culturais na formação discente a fim de habilitá-los para os desafios do mundo real.