A pesquisa em questão tem como objetivo principal viabilizar o debate sobre a educação que acontece nos espaços prisionais e ao mesmo tempo compartilhar com a comunidade acadêmica uma experiência que vivenciamos na educação em prisões, do mesmo modo, estimular e partilhar com professores que atuam ou não em escolas que atendem alunos privados de liberdade a partilharem as suas vivências. Se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo e conta com o relato dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Graciliano Ramos. Concomitantemente, enquanto realizamos as atividades descritas neste estudo, pretendemos viabilizar o aprimoramento das competências, habilidades e objetos do conhecimento na educação formal, potencializar a educação não formal e experiências positivas vividas pelos alunos privados de liberdade, para que possam recomeçar no “corre” para a liberdade. Para desenvolver este estudo, fizemos uso dos relatos dos professores, do aporte documental formal da educação em prisões como as Diretrizes Operacionais das Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba, Lei de Execução Penal. LEP. 7.210, de 11 de julho de 1984 e da Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos também, obras de autores como Michel Foucault (2013) no intuito de compreender como se dá o processo de vigilância e violência na população encarcerada, Paulo Freire (1997, 2005) para entender a oferta de uma educação que promova a liberdade.