Este trabalho apresenta os desafios e conquistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação bilíngue de alunos surdos. A metodologia utilizada envolveu a revisão de literatura, como Damásio, Quadros e Fernandes, análise de práticas educacionais inclusivas. Os alunos surdos que frequentam escolas bilíngues enfrentam diversos desafios ao longo de sua jornada educacional. Nesse contexto, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento linguístico, cognitivo e social desses estudantes. Por meio de estratégias específicas, o AEE contribui para o desenvolvimento da comunicação visual-gestual, promovendo a aquisição da língua de sinais e garantindo acesso ao conhecimento de forma adequada e eficaz. Além disso, o AEE oferece suporte individualizado, adaptando materiais e recursos para atender às necessidades específicas de cada aluno surdo, favorecendo assim a sua inclusão plena no ambiente escolar. Dessa forma, a atuação do AEE na educação bilíngue dos alunos surdos é essencial para superar os desafios enfrentados por esses estudantes e alcançar conquistas significativas em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. É importante que os profissionais da educação estejam atentos a essas demandas e busquem constantemente aprimorar suas práticas pedagógicas, visando garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. Os principais resultados destacam a importância do AEE na promoção do desenvolvimento linguístico e social dos alunos surdos, garantindo a sua inclusão efetiva no ambiente escolar. Conclui-se que o AEE desempenha um papel fundamental na educação bilíngue dos alunos surdos, contribuindo para o seu sucesso acadêmico e integração na comunidade escolar.