As questões ambientais passaram a possuir um lugar de destaque nos debates contemporâneos a partir de meados do século XX, devido ao aumento dos danos ambientais e repercussões dessas agressões em escala planetária. Esse "modo ecológico em curso" propiciou um campo fértil para que discussões sobre espécies vegetais não convencionais surgissem. O termo “Pancs” (plantas alimentícias não convencionais) foi criado para designar espécies vegetais desconhecidas ou exóticas que possuem valor alimentício, logo, as discussões sobre os potenciais destas plantas começaram a germinar em vários trabalhos acadêmicos. A ideia de pesquisar sobre as pancs surgiu após um aluno do 6º ano ter demonstrado interesse em levar as ervas daninhas que estávamos arrancando em nossa horta escolar para que seus pais pudessem consumi-la. Minha curiosidade foi instigada e comecei a orientar os alunos da escola que leciono a fazerem pesquisas sobre aquelas plantas. Assim as primeiras fontes de informações sobre o assunto surgiram. Dessas pesquisas, o projeto intitulado “Cultivando Saberes na Horta Escolar com Pancs: Valorizando Tradições, Cultura e Sustentabilidade” foi implementado como projeto permanente da escola. Com a implementação do projeto, surgiu a responsabilidade de criar aulas mais significativas, capazes de mitigar, de alguma forma, a migração em massa de centenas de alunos desta unidade de ensino para outras, causada pela implantação do ensino integral.