EDUCAÇÃO PARA A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DISCIPLINA DE TEORIAS E MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE PROFESSOR-PESQUISADOR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114105 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7434 "inscrito_id" => 13524 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DISCIPLINA DE TEORIAS E MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE PROFESSOR-PESQUISADOR" "resumo" => "As vivências em pesquisa estão direcionadas a construção acadêmica do conhecimento. Quando nos referimos à formação de professor-pesquisador na educação básica, o fazer de pesquisa é uma atividade distanciada do cotidiano dos docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar as condutas metodológicas utilizadas na execução da disciplina métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, durante o primeiro semestre de 2024. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando uma escrita etnográfica das ações desenvolvidas. A disciplina foi ofertada para o quarto período, contou com a participação de 11 discentes e foi organizada em três unidades temáticas, as quais culminaram com a elaboração do projeto de pesquisa e apresentação em formato de banca de qualificação. As temáticas escolhidas pelos discentes perpassam pelos seus interesses enquanto futuros professores, partindo desde o entendimento sobre as reformas do ensino médio até contextos metodológicos de ensino da sociologia, temáticas sobre religião e estudos de trajetória também foram identificados durante a disciplina. A primeira unidade temática estava direciona ao processo de construção teórica e de reconhecimento dos fazeres de pesquisa, suas fundamentações e classificações, a segunda unidade se concentrou no processo de identificação do tipo de pesquisa e seus desdobramentos e a terceira unidade um elemento de práxis investigativa que tinha como objetivo direcionar as escritas para o futuro projeto de pesquisa. As atividades avaliativas foram mediadas pela TDICS, através do google forms, que correspondeu a redução das etapas de pesquisas em etapas menores, facilitando o processo de entrega das tarefas e a percepção das partes para que se chegasse ao todo. A proposta metodológica se apresentou positiva quanto ao engajamento e produção do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13524_TB7434_10062024232927.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RARIELLE RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "RARIELLE" "autor_email" => "rarielle.rodrigues@ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114105 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7434 "inscrito_id" => 13524 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DISCIPLINA DE TEORIAS E MÉTODOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES DE PROFESSOR-PESQUISADOR" "resumo" => "As vivências em pesquisa estão direcionadas a construção acadêmica do conhecimento. Quando nos referimos à formação de professor-pesquisador na educação básica, o fazer de pesquisa é uma atividade distanciada do cotidiano dos docentes. Este trabalho tem como objetivo apresentar as condutas metodológicas utilizadas na execução da disciplina métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, durante o primeiro semestre de 2024. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo relato de experiência, utilizando uma escrita etnográfica das ações desenvolvidas. A disciplina foi ofertada para o quarto período, contou com a participação de 11 discentes e foi organizada em três unidades temáticas, as quais culminaram com a elaboração do projeto de pesquisa e apresentação em formato de banca de qualificação. As temáticas escolhidas pelos discentes perpassam pelos seus interesses enquanto futuros professores, partindo desde o entendimento sobre as reformas do ensino médio até contextos metodológicos de ensino da sociologia, temáticas sobre religião e estudos de trajetória também foram identificados durante a disciplina. A primeira unidade temática estava direciona ao processo de construção teórica e de reconhecimento dos fazeres de pesquisa, suas fundamentações e classificações, a segunda unidade se concentrou no processo de identificação do tipo de pesquisa e seus desdobramentos e a terceira unidade um elemento de práxis investigativa que tinha como objetivo direcionar as escritas para o futuro projeto de pesquisa. As atividades avaliativas foram mediadas pela TDICS, através do google forms, que correspondeu a redução das etapas de pesquisas em etapas menores, facilitando o processo de entrega das tarefas e a percepção das partes para que se chegasse ao todo. A proposta metodológica se apresentou positiva quanto ao engajamento e produção do projeto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13524_TB7434_10062024232927.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RARIELLE RODRIGUES LIMA" "autor_nome_curto" => "RARIELLE" "autor_email" => "rarielle.rodrigues@ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }