O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de atuação como monitor professor da disciplina de Geografia, nas atividades do Programa Universidade para Todos (UPT) entre julho e dezembro de 2023, instituído pelo governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação. O UPT tem como propósito fortalecer as aprendizagens e preparar estudantes da rede municipal e estadual para o ingresso em curso e instituições de ensino superior. Assim, esse trabalho em específico foi desenvolvido no território Quilombola de Porto dos Cavalos, localizado em Ilha de Maré, em Salvador/BA e discute os desafios da prática docente, a partir dos conceitos geográficos de “redes”, “fluxos” e “fixos”. No primeiro momento são apresentados os objetivos do Programa UPT, em seguida é caracterizada a comunidade/polo de atuação de Porto dos Cavalos, Salvador/BA, e em seguida são elencados e discutidos os desafios, a partir da ausência das redes técnicas que se constituem em fator limitante na relação ensino aprendizagem naquela comunidade. Por fim são apresentadas possibilidades de intervenção, a fim de garantir que os objetivos do programa sejam alcançados de forma mais plena e satisfatória, promovendo uma formação em maiores condições de igualdade, com menor evasão escolar, e principalmente fortalecendo uma formação humana, não apenas focada na aprovação dos estudantes para os exames, mas para que esses sujeitos tenham compreensão crítico-reflexiva do espaço em que vivem