INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE NO PROEJA DO COLÉGIO PEDRO II.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111929 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4354 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE NO PROEJA DO COLÉGIO PEDRO II." "resumo" => "O artigo é uma reflexão sobre a articulação entre a Interculturalidade e a Educação Geográfica no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio Pedro II/MEC diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A problematização da formação docente no conjunto de diretrizes e metas da BNCC é um grande desafio. Incorporar nos saberes e fazeres da ciência geográfica os conceitos relacionados com a interculturalidade agrega um diferencial de qualidade ao currículo do Proeja. A clareza e as diferentes perspectivas acerca do nosso objeto de investigação permitem demonstrar que o tema não está restrito ao encontro de duas ou mais culturas, a proposta de trabalho diante de um mundo complexo deve procurar no diálogo e no espaço do entrelugar mecanismos para desconstruir os projetos vinculados à relação de dominação cultural. Nesse sentido ao valorizarmos a existência de um saber geográfico nas comunidades, um conhecimento geográfico-cartográfico, que identifica cada povo, seu território e valoriza sua diferença toma como base o reconhecimento do direito à diferença, também tenta estabelecer uma relação de diálogo e igualdade entre os indivíduos que pertençam a grupos totalmente distintos, sempre trabalhando o que advêm desta realidade. A escola baseada na fragmentação do ensino, compartimentada e organizada valorizando os conteúdos disciplinares não está garantindo o aprendizado dos conhecimentos científicos para resolver os problemas civilizatórios que afligem a sociedade na contemporaneidade. O pertencimento e a afetividade do Lugar permitem construir os pilares de um currículo democrático e plural, comprometido com a complexidade e na defesa de uma Educação Geográfica Intercultural. Valorizar a interligação desses saberes em sintonia com a totalidade, baseada nos princípios da liberdade e na emancipação política do cidadão é o caminho para pensarmos o conhecimento como ciência, arte e vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1043_TB4354_07062024133444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO BARBOSA DE MELO FILHO" "autor_nome_curto" => "ARNALDO DE MELO" "autor_email" => "arnaldomelo@terra.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111929 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4354 "inscrito_id" => 1043 "titulo" => "INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: RESSIGNIFICAR A PRÁTICA DOCENTE NO PROEJA DO COLÉGIO PEDRO II." "resumo" => "O artigo é uma reflexão sobre a articulação entre a Interculturalidade e a Educação Geográfica no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio Pedro II/MEC diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A problematização da formação docente no conjunto de diretrizes e metas da BNCC é um grande desafio. Incorporar nos saberes e fazeres da ciência geográfica os conceitos relacionados com a interculturalidade agrega um diferencial de qualidade ao currículo do Proeja. A clareza e as diferentes perspectivas acerca do nosso objeto de investigação permitem demonstrar que o tema não está restrito ao encontro de duas ou mais culturas, a proposta de trabalho diante de um mundo complexo deve procurar no diálogo e no espaço do entrelugar mecanismos para desconstruir os projetos vinculados à relação de dominação cultural. Nesse sentido ao valorizarmos a existência de um saber geográfico nas comunidades, um conhecimento geográfico-cartográfico, que identifica cada povo, seu território e valoriza sua diferença toma como base o reconhecimento do direito à diferença, também tenta estabelecer uma relação de diálogo e igualdade entre os indivíduos que pertençam a grupos totalmente distintos, sempre trabalhando o que advêm desta realidade. A escola baseada na fragmentação do ensino, compartimentada e organizada valorizando os conteúdos disciplinares não está garantindo o aprendizado dos conhecimentos científicos para resolver os problemas civilizatórios que afligem a sociedade na contemporaneidade. O pertencimento e a afetividade do Lugar permitem construir os pilares de um currículo democrático e plural, comprometido com a complexidade e na defesa de uma Educação Geográfica Intercultural. Valorizar a interligação desses saberes em sintonia com a totalidade, baseada nos princípios da liberdade e na emancipação política do cidadão é o caminho para pensarmos o conhecimento como ciência, arte e vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID1043_TB4354_07062024133444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARNALDO BARBOSA DE MELO FILHO" "autor_nome_curto" => "ARNALDO DE MELO" "autor_email" => "arnaldomelo@terra.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }