O presente trabalho surgiu da necessidade de abordar o “ brincar” na Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento da criança que contribui para a construção da imaginação, criatividade, fantasia, o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Nesse sentido, definimos como objetivo geral promover a partir da construção dos brinquedos de baixo custo com materiais reciclados oportunidade para as crianças de expressar sensações, sentimentos, criatividade. Tendo como justificativa que a construção de brinquedos com materiais reciclados consiste em dar uma nova vida a objetos que seriam descartados, transformando-os em brinquedos criativos e sustentáveis. Essa prática estimula a criatividade, o trabalho manual e a consciência ambiental, além de proporcionar momentos de diversão e entretenimento para as crianças. A reutilização de materiais reciclados também contribui para a redução do impacto ambiental, promovendo a sustentabilidade e o consumo consciente. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo e exploratório, em uma escola de rede pública do município de Floriano-PI. Os sujeitos desse projeto foram os alunos da turma do 1° ano ensino fundamental, tendo em vista que o brincar tem inúmeras possibilidades e merece ser acompanhado não apenas nos ambientes destinados às atividades com fins educativos, mas, nas mais diversas áreas da instituição de ensino para acompanhar o desenvolvimento da criança como um todo. Assim, conclui-se que pensar os jogos e brincadeiras como metodologia de ensino nas aulas de educação infantil, os professores podem apreciar novas formas desenvolver atenção dos alunos, considerando o resgate destas atividades lúdicas, como motivador e necessário, estas ações vão muito além do lúdico atingindo também os eixos da Educação Infantil.