RECRIANDO A DIVERSÃO: CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLADOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114181 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7555 "inscrito_id" => 12874 "titulo" => "RECRIANDO A DIVERSÃO: CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLADOS" "resumo" => "O presente trabalho surgiu da necessidade de abordar o “ brincar” na Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento da criança que contribui para a construção da imaginação, criatividade, fantasia, o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Nesse sentido, definimos como objetivo geral promover a partir da construção dos brinquedos de baixo custo com materiais reciclados oportunidade para as crianças de expressar sensações, sentimentos, criatividade. Tendo como justificativa que a construção de brinquedos com materiais reciclados consiste em dar uma nova vida a objetos que seriam descartados, transformando-os em brinquedos criativos e sustentáveis. Essa prática estimula a criatividade, o trabalho manual e a consciência ambiental, além de proporcionar momentos de diversão e entretenimento para as crianças. A reutilização de materiais reciclados também contribui para a redução do impacto ambiental, promovendo a sustentabilidade e o consumo consciente. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo e exploratório, em uma escola de rede pública do município de Floriano-PI. Os sujeitos desse projeto foram os alunos da turma do 1° ano ensino fundamental, tendo em vista que o brincar tem inúmeras possibilidades e merece ser acompanhado não apenas nos ambientes destinados às atividades com fins educativos, mas, nas mais diversas áreas da instituição de ensino para acompanhar o desenvolvimento da criança como um todo. Assim, conclui-se que pensar os jogos e brincadeiras como metodologia de ensino nas aulas de educação infantil, os professores podem apreciar novas formas desenvolver atenção dos alunos, considerando o resgate destas atividades lúdicas, como motivador e necessário, estas ações vão muito além do lúdico atingindo também os eixos da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12874_TB7555_11062024123332.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA VIEIRA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KEILA CARVALHO" "autor_email" => "keilacarvalho123456@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114181 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7555 "inscrito_id" => 12874 "titulo" => "RECRIANDO A DIVERSÃO: CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLADOS" "resumo" => "O presente trabalho surgiu da necessidade de abordar o “ brincar” na Educação Infantil e sua importância no desenvolvimento da criança que contribui para a construção da imaginação, criatividade, fantasia, o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Nesse sentido, definimos como objetivo geral promover a partir da construção dos brinquedos de baixo custo com materiais reciclados oportunidade para as crianças de expressar sensações, sentimentos, criatividade. Tendo como justificativa que a construção de brinquedos com materiais reciclados consiste em dar uma nova vida a objetos que seriam descartados, transformando-os em brinquedos criativos e sustentáveis. Essa prática estimula a criatividade, o trabalho manual e a consciência ambiental, além de proporcionar momentos de diversão e entretenimento para as crianças. A reutilização de materiais reciclados também contribui para a redução do impacto ambiental, promovendo a sustentabilidade e o consumo consciente. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo e exploratório, em uma escola de rede pública do município de Floriano-PI. Os sujeitos desse projeto foram os alunos da turma do 1° ano ensino fundamental, tendo em vista que o brincar tem inúmeras possibilidades e merece ser acompanhado não apenas nos ambientes destinados às atividades com fins educativos, mas, nas mais diversas áreas da instituição de ensino para acompanhar o desenvolvimento da criança como um todo. Assim, conclui-se que pensar os jogos e brincadeiras como metodologia de ensino nas aulas de educação infantil, os professores podem apreciar novas formas desenvolver atenção dos alunos, considerando o resgate destas atividades lúdicas, como motivador e necessário, estas ações vão muito além do lúdico atingindo também os eixos da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12874_TB7555_11062024123332.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILA VIEIRA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KEILA CARVALHO" "autor_email" => "keilacarvalho123456@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }