Os laboratórios de química dos Institutos Federais desempenham um papel fundamental no ensino e na pesquisa científica. Garantir a acessibilidade programática nesses laboratórios é essencial para criar um ambiente de aprendizado inclusivo. A acessibilidade programática vai além das acomodações físicas e se concentra em promover uma atitude de respeito, compreensão e inclusão para indivíduos com diversas necessidades. No entanto, existe uma lacuna entre a importância da acessibilidade programática e sua implementação nesses laboratórios. Esta pesquisa busca investigar a acessibilidade programática nos laboratórios de química dos Institutos Federais, destacando a educação inclusiva e analisando as normas vigentes. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa e uma pesquisa exploratória, que recorreu à revisão bibliográfica e à análise documental. A investigação requereu o estudo da literatura científica sobre o tema e da legislação brasileira vigente com a educação e com acessibilidade programática e suas implicações em laboratórios de química. Os estudos apontaram para a necessidade da promoção da acessibilidade programática nos laboratórios de química dos Institutos Federais. Isso porque além das diretrizes normativas aplicáveis, há uma significativa produção teórica que reconhece a necessidade de acesso e permanência de todos ao ambiente escolar, o que inclui, ao certo, a pessoa com deficiência. Ao esclarecer os fundamentos teóricos e os mandatos legais, esta pesquisa contribui para o diálogo contínuo sobre a promoção de um ambiente educacional inclusivo.