O presente estudo apresenta como o uso de animes e elementos da cultura geek podem contribuir de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem, por meio de estratégias que geram interesse e facilitam a compreensão, tomando como embasamento teórico a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O trabalho em questão é fundamentado num relato de experiência das práticas referente às ações realizadas durante o Programa Residência Pedagógica. Todos os trabalhos orientados foram com temática geek, onde os alunos trabalharam no desenvolvimento de métodos colaborativos no processo de ensino para a disciplina de Química, baseados nos assuntos vistos em sala de aula. Nos projetos em questão foram explorados universos como: Aranhaverso, X-men: evolution, Harry Potter, Star Wars e o anime Dr. Stone. Ao final das orientações e acompanhamento do desenvolvimento destes trabalhos foi possível perceber que a utilização de métodos e recursos ligados à realidade e cultura dos alunos aumenta o interesse e o aprendizado. Desse modo, este trabalho contribuiu como um meio de revisar de forma mais dinâmica os principais conteúdos de Química estudados durante o último ano letivo da turma. Por fim, como resultado, foi possível refletir sobre a eficácia do uso desses elementos inerentes ao universo Geek utilizados como ferramenta pedagógica, considerando a aceitação e a apresentação de formas dinâmicas de ensino por meio dos próprios alunos.