IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS: REVISÃO EXPLORATÓRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112817 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5604 "inscrito_id" => 2536 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS: REVISÃO EXPLORATÓRIA" "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são um aparato de ferramentas e meios tecnológicos que visam a propagação de informações no mundo digital, tendo como alguns exemplos, softwares especialistas (ESs), aplicativos e computadores. Tais ferramentas podem ser utilizadas em diversos espaços, a exemplo da sala de aula. O ensino de biologia enfrenta desafios por ser considerada uma área complexa por suas utilizar jargões e falta de contextualização do aluno com a realidade. Diante desse cenário, o docente possui um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem, bem como utilizar e adaptar metodologias compatíveis com os objetivos de suas aulas. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva uma realizar uma revisão exploratória sobre a implementação das TDCIs no ensino de biologia. No tocante aos objetivos específicos pretende-se analisar os benefícios e desafios de sua utilização, bem investigar as estratégias adotadas pelos docentes. A revisão exploratória foi a metodologia adotada, na qual foram consultadas as bases de dados Google Scholar, SciElo, ERIC e Scopus através das palavras chaves: TDCIs, ensino de ciências, ensino de biologia, tecnologias digitais e aprendizagem ativa. Os resultados demonstram a adesão docente dos TDCIs em suas aulas como ferramenta didática integradora e consequentemente estímulo do ensino-aprendizagem. Alguns desafios foram identificados em relação a implementação referentes a infra estrutura e formação docente. Diante do exposto, é possível inferir que a aderência que a utilização de TDICs possibilitam que a comunidade discente tenha um papel mais ativo em sala de aula, oportunizando uma melhor fixação conteudista. Espera-se que o presente trabalho contribua para dar visibilidade ao uso de TDICs e seu potencial no processo de ensino e aprendizagem de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2536_TB5604_23052024204448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior" "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112817 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5604 "inscrito_id" => 2536 "titulo" => "IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS: REVISÃO EXPLORATÓRIA" "resumo" => "As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são um aparato de ferramentas e meios tecnológicos que visam a propagação de informações no mundo digital, tendo como alguns exemplos, softwares especialistas (ESs), aplicativos e computadores. Tais ferramentas podem ser utilizadas em diversos espaços, a exemplo da sala de aula. O ensino de biologia enfrenta desafios por ser considerada uma área complexa por suas utilizar jargões e falta de contextualização do aluno com a realidade. Diante desse cenário, o docente possui um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem, bem como utilizar e adaptar metodologias compatíveis com os objetivos de suas aulas. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva uma realizar uma revisão exploratória sobre a implementação das TDCIs no ensino de biologia. No tocante aos objetivos específicos pretende-se analisar os benefícios e desafios de sua utilização, bem investigar as estratégias adotadas pelos docentes. A revisão exploratória foi a metodologia adotada, na qual foram consultadas as bases de dados Google Scholar, SciElo, ERIC e Scopus através das palavras chaves: TDCIs, ensino de ciências, ensino de biologia, tecnologias digitais e aprendizagem ativa. Os resultados demonstram a adesão docente dos TDCIs em suas aulas como ferramenta didática integradora e consequentemente estímulo do ensino-aprendizagem. Alguns desafios foram identificados em relação a implementação referentes a infra estrutura e formação docente. Diante do exposto, é possível inferir que a aderência que a utilização de TDICs possibilitam que a comunidade discente tenha um papel mais ativo em sala de aula, oportunizando uma melhor fixação conteudista. Espera-se que o presente trabalho contribua para dar visibilidade ao uso de TDICs e seu potencial no processo de ensino e aprendizagem de Biologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2536_TB5604_23052024204448.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOILSON BATISTA DE LIMA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Júnior" "autor_email" => "joilson.batista49@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }