O desenvolvimento da linguagem em indivíduos com Síndrome de Down é atípico, ocorre de forma mais lenta do que as crianças de desenvolvimento típico e por isso traz dificuldades na comunicação e na escolarização principalmente no que diz respeito às habilidades de leitura e escrita. Alfabetizar na perspectiva do letramento é apropriar-se da leitura e da escrita, capacitando e fortalecendo a condição do aprendiz como atuante no contexto social, econômico, ambiental e cultural. O letramento é importante para auxiliar a formação do cidadão como agente ativo e engajado nas práticas comunitárias, contribuindo para a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, como é o caso dos indivíduos com Síndrome de Down. O objetivo inicial do presente estudo é analisar eventos e práticas de letramento que elevem o nível de letramento de alunos com a Síndrome de Down no que se refere à construção de significados sociais, históricos e políticos na leitura de textos. Para atingir o objetivo, foi adotada a pesquisa bibliográfica. O estudo aponta um caminho para se efetivar práticas e eventos de letramento com a utilização de gêneros do discurso. Após análise do material bibliográfico notou-se que os alunos com SD podem atingir níveis mais avançados de letramento desde que sejam expostos a práticas e eventos de letramento significativos para eles. O letramento é uma porta aberta para a inserção dos Downs no meio social como sujeitos capazes de exercer plenamente a cidadania.