Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GRAU DE IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109085
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 323
    "inscrito_id" => 4138
    "titulo" => "GRAU DE IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A seleção e implementação de um bom método e/ou ferramenta de ensino é relevante para estimular a criatividade, engajamento e a aprendizagem dos alunos, além de promover uma educação de qualidade. Com isso, objetivou-se detectar a percepção discente sobre o grau de importância de metodologias e ferramentas de ensino utilizadas no semestre 2023.2, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário junto aos graduandos dos polos de Beberibe-CE, Maranguape-CE, Caucaia-CE e Canindé-CE. Participaram da pesquisa 26 alunos, entre 21 e 47 anos, sendo 69,2% do sexo feminino. No que se refere as metodologias e ferramentas mais relevantes: 88,5% apontaram o plano de aula, uma atividade relacionada a disciplina Educação em Saúde; 80,5% plano de aula com modelo didático na disciplina de Biologia Evolutiva e 80,5% podcast sobre Educação em Saúde. Corroborando com isso, a maioria dos participantes concordaram totalmente que a apresentação de seminário (88,5%), plano de aula (92,3%) e podcast (84,6%) auxiliaram na construção da aprendizagem, além disso também indicaram, em uma escala de 0 a 5, que gostariam de vivenciar essas mesmas metodologias e ferramentas em disciplinas futuras. Segundo os graduandos, as metodologias e ferramentas que foram consideradas de menor grau de relevância foram: paródia sobre irradiação adaptativa em Biologia Evolutiva (30,8%) e cartilha educativa sobre anatomofisiologia humana (42,3%). Ao fim do questionário, os participantes poderiam registrar sugestões de melhorias para atividades futuras, alguns responderam “nada a declarar”, contudo outros ratificaram que as paródias são métodos no qual há inúmeras dificuldades, desde “falta voz para cantar” até “falta de afinidade”. Dessa forma, pondera-se que os graduandos atribuíram alto grau de importância para a apresentação de seminário, plano de aula e podcast, enquanto a paródia e a cartilha tiveram menor grau de importância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4138_TB323_27102024151718.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renata.nascimento@uece.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109085
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 323
    "inscrito_id" => 4138
    "titulo" => "GRAU DE IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "A seleção e implementação de um bom método e/ou ferramenta de ensino é relevante para estimular a criatividade, engajamento e a aprendizagem dos alunos, além de promover uma educação de qualidade. Com isso, objetivou-se detectar a percepção discente sobre o grau de importância de metodologias e ferramentas de ensino utilizadas no semestre 2023.2, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário junto aos graduandos dos polos de Beberibe-CE, Maranguape-CE, Caucaia-CE e Canindé-CE. Participaram da pesquisa 26 alunos, entre 21 e 47 anos, sendo 69,2% do sexo feminino. No que se refere as metodologias e ferramentas mais relevantes: 88,5% apontaram o plano de aula, uma atividade relacionada a disciplina Educação em Saúde; 80,5% plano de aula com modelo didático na disciplina de Biologia Evolutiva e 80,5% podcast sobre Educação em Saúde. Corroborando com isso, a maioria dos participantes concordaram totalmente que a apresentação de seminário (88,5%), plano de aula (92,3%) e podcast (84,6%) auxiliaram na construção da aprendizagem, além disso também indicaram, em uma escala de 0 a 5, que gostariam de vivenciar essas mesmas metodologias e ferramentas em disciplinas futuras. Segundo os graduandos, as metodologias e ferramentas que foram consideradas de menor grau de relevância foram: paródia sobre irradiação adaptativa em Biologia Evolutiva (30,8%) e cartilha educativa sobre anatomofisiologia humana (42,3%). Ao fim do questionário, os participantes poderiam registrar sugestões de melhorias para atividades futuras, alguns responderam “nada a declarar”, contudo outros ratificaram que as paródias são métodos no qual há inúmeras dificuldades, desde “falta voz para cantar” até “falta de afinidade”. Dessa forma, pondera-se que os graduandos atribuíram alto grau de importância para a apresentação de seminário, plano de aula e podcast, enquanto a paródia e a cartilha tiveram menor grau de importância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4138_TB323_27102024151718.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renata.nascimento@uece.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A seleção e implementação de um bom método e/ou ferramenta de ensino é relevante para estimular a criatividade, engajamento e a aprendizagem dos alunos, além de promover uma educação de qualidade. Com isso, objetivou-se detectar a percepção discente sobre o grau de importância de metodologias e ferramentas de ensino utilizadas no semestre 2023.2, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário junto aos graduandos dos polos de Beberibe-CE, Maranguape-CE, Caucaia-CE e Canindé-CE. Participaram da pesquisa 26 alunos, entre 21 e 47 anos, sendo 69,2% do sexo feminino. No que se refere as metodologias e ferramentas mais relevantes: 88,5% apontaram o plano de aula, uma atividade relacionada a disciplina Educação em Saúde; 80,5% plano de aula com modelo didático na disciplina de Biologia Evolutiva e 80,5% podcast sobre Educação em Saúde. Corroborando com isso, a maioria dos participantes concordaram totalmente que a apresentação de seminário (88,5%), plano de aula (92,3%) e podcast (84,6%) auxiliaram na construção da aprendizagem, além disso também indicaram, em uma escala de 0 a 5, que gostariam de vivenciar essas mesmas metodologias e ferramentas em disciplinas futuras. Segundo os graduandos, as metodologias e ferramentas que foram consideradas de menor grau de relevância foram: paródia sobre irradiação adaptativa em Biologia Evolutiva (30,8%) e cartilha educativa sobre anatomofisiologia humana (42,3%). Ao fim do questionário, os participantes poderiam registrar sugestões de melhorias para atividades futuras, alguns responderam “nada a declarar”, contudo outros ratificaram que as paródias são métodos no qual há inúmeras dificuldades, desde “falta voz para cantar” até “falta de afinidade”. Dessa forma, pondera-se que os graduandos atribuíram alto grau de importância para a apresentação de seminário, plano de aula e podcast, enquanto a paródia e a cartilha tiveram menor grau de importância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.