A seleção e implementação de um bom método e/ou ferramenta de ensino é relevante para estimular a criatividade, engajamento e a aprendizagem dos alunos, além de promover uma educação de qualidade. Com isso, objetivou-se detectar a percepção discente sobre o grau de importância de metodologias e ferramentas de ensino utilizadas no semestre 2023.2, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário junto aos graduandos dos polos de Beberibe-CE, Maranguape-CE, Caucaia-CE e Canindé-CE. Participaram da pesquisa 26 alunos, entre 21 e 47 anos, sendo 69,2% do sexo feminino. No que se refere as metodologias e ferramentas mais relevantes: 88,5% apontaram o plano de aula, uma atividade relacionada a disciplina Educação em Saúde; 80,5% plano de aula com modelo didático na disciplina de Biologia Evolutiva e 80,5% podcast sobre Educação em Saúde. Corroborando com isso, a maioria dos participantes concordaram totalmente que a apresentação de seminário (88,5%), plano de aula (92,3%) e podcast (84,6%) auxiliaram na construção da aprendizagem, além disso também indicaram, em uma escala de 0 a 5, que gostariam de vivenciar essas mesmas metodologias e ferramentas em disciplinas futuras. Segundo os graduandos, as metodologias e ferramentas que foram consideradas de menor grau de relevância foram: paródia sobre irradiação adaptativa em Biologia Evolutiva (30,8%) e cartilha educativa sobre anatomofisiologia humana (42,3%). Ao fim do questionário, os participantes poderiam registrar sugestões de melhorias para atividades futuras, alguns responderam “nada a declarar”, contudo outros ratificaram que as paródias são métodos no qual há inúmeras dificuldades, desde “falta voz para cantar” até “falta de afinidade”. Dessa forma, pondera-se que os graduandos atribuíram alto grau de importância para a apresentação de seminário, plano de aula e podcast, enquanto a paródia e a cartilha tiveram menor grau de importância.