O processo de aprendizagem é um fenômeno biológico onde acontece a aquisição de novos conhecimentos. Este processo só é possível a partir do momento em que novas sinapses (ligações entre os neurônios) se formam em nosso cérebro, uma atividade complexa que exige estímulos químicos e físicos. Para que essas conexões aconteçam são necessários vários nutrientes essenciais como por exemplo proteínas e vitaminas do complexo B. A aprendizagem está associada a um fenômeno chamado plasticidade, que é a capacidade do nosso cérebro de formar e modificar essas ligações, tendo assim um potencial de se moldar por meio de experiências e estímulos. Esse trabalho teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica de como fatores fisiológicos influenciam a aprendizagem. No decorrer da pesquisa, percebe-se a existência de um tripé fisiológico, que firma a consolidação do aprendizado, sendo elas o sono, a atividade física e uma nutrição adequada. Uma boa dieta dispõe de nutrientes necessários para que as comunicações entre os neurônios se consolidem, o exercício físico que tem como consequência além de uma melhor aptidão física, mudanças no hipocampo (área responsável pela consolidação da aprendizagem) melhorando o funcionamento de redes neurais. Além disso, no sono, outro fator imprescindível, é o estado em que ocorre a consolidação das memórias de curto para longo prazo, além da remoção de resíduos das interações químicas, tornando mais eficaz esse processo e também a liberação de neurotransmissores importantes como a dopamina a redução do cortisol. Este é um assunto que tem sua alta relevância para ser tratado em práticas pedagógicas e políticas públicas de educação, tornando possível traçar planos que contemplem esses três pilares em nossas escolas, para que assim ocorra uma melhoria no aprendizado de nossos jovens e crianças.