O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma atividade formativa para discentes de licenciatura, desenvolvida em escolas públicas de educação básica, chamadas escolas-campo. O curso de formação docente visa capacitar os alunos com a base teórica necessária para o desenvolvimento das atividades do PRP, fortalecendo a formação de estudantes de licenciatura e auxiliando nas relações teórico-práticas. O presente trabalho objetiva entender e mostrar as contribuições do curso de formação inicial, das discussões e debates sobre vivências em sala de aula e solução de conflitos, visando melhorar a continuidade do aprendizado nas escolas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com residentes do PRP, edital 06/2018, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa ocorreu em três etapas: a primeira envolveu debates e discussão de artigos sobre formação docente inicial e continuada, desafios da educação e novas tendências de ensino; a segunda etapa consistiu no planejamento de atividades educacionais para aprimorar o processo de ensino, aprendizagem e desempenho dos alunos, além de treinar os residentes em diagnóstico para atuação profissional; a terceira etapa envolveu uma entrevista semiestruturada sobre as contribuições do curso de formação inicial aos residentes, permitindo uma análise da sua relevância. Os residentes relataram que o curso de iniciação à docência foi fundamental para criar uma base teórica antes do período de imersão no ambiente escolar. Além disso, as discussões proporcionaram maior reflexão sobre a prática docente e contribuíram significativamente para a formação da identidade profissional. Diante das vantagens e críticas observadas, o curso de formação docente tem sido essencial para o aprimoramento do PRP, fortalecendo tanto a formação acadêmica quanto a prática profissional dos futuros docentes.