Para a aquisição do Letramento Acadêmico é imprescindível possuir a compreensão, o entendimento, a criticidade e a identidade diante dos principais gêneros textuais pertinentes à graduação. Nesse itinerário, o futuro licenciado necessita dessa competência para suas demandas curriculares. No entanto, ao concluírem o curso, muitos adentram ao mercado de trabalho, com a prática em sala aula e deixam pesquisar, publicar trabalhos e produzir ciência. Nesse sentido, justifica-se este trabalho em virtude da necessidade do desenvolvimento do Letramento Acadêmico na Formação Continuada de Professores; assim, como a promoção do retrato didático do professor-pesquisador. Diante do exposto, o presente trabalho possui como objetivo geral promover uma discussão sobre os principais desafios da pesquisa e da produção científica na formação continuada de professores no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e natureza básica com embasamento teórico necessário para o arcabouço de sua produção. Depreende-se; portanto, que o trabalho docente é uma forma de trabalho não-material, pois está inserido no âmbito da produção de conhecimentos, ideias e valores. Dessa forma, esta definição também incide sobre o entendimento de formação inicial e continuada de professores. Pois, se o conhecimento sofre modificações constantemente e a função docente requer o aprimoramento de competências polivalentes, tanto em conteúdos de naturezas diversas, como também conhecimentos específicos ao fazer pedagógico. Esse caráter apresenta-se de uma forma complexa, exigindo do profissional uma postura reflexiva sobre sua prática e a pesquisa como ser fundante de seu caminho de atuação.