Este artigo investiga a relação intrínseca entre a poesia e a infância, com o objetivo de demonstrar como a poesia pode ser uma ferramenta educacional vital no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Através de uma análise detalhada, este estudo examina as múltiplas formas pelas quais a poesia pode facilitar a aprendizagem, estimular a criatividade, e promover a empatia e a sensibilidade entre os jovens leitores. A pesquisa discute teorias e práticas educacionais, apresentando evidências de como a poesia pode ser integrada de maneira eficaz no currículo educacional. Argumenta-se que a inclusão sistemática da poesia nas práticas pedagógicas é essencial não apenas para o enriquecimento da experiência educativa das crianças, mas também para a formação de indivíduos mais sensíveis, conscientes e socialmente engajados. Além disso, este artigo explora as implicações de longo prazo da educação poética, sugerindo que o contato precoce e contínuo com a poesia pode ter impactos positivos duradouros no desenvolvimento pessoal e acadêmico das crianças.