Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORTALECENDO A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111796
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4167
    "inscrito_id" => 13438
    "titulo" => "FORTALECENDO A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS"
    "resumo" => "Este artigo resulta de uma investigação aprofundada sobre a abordagem da educação étnico-racial no projeto político do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, com o intuito primordial de estimular a pesquisa e a produção acadêmica nessa área. A metodologia discorre de revisão bibliográfica em artigos e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Dentre os autores cujos pensamentos e pesquisas embasam este trabalho estão Ivanice Maria de Albuquerque, Islane Cristina Martins, Karolina Carvalho do Amarante, Gilberto César Lopes Rodrigues, Lanny Suellen Pereira de Sena e Alef Monteiro. Os achados obtidos até então apontam a necessidade de fortalecer e ampliar a presença da educação das relações étnico-raciais no âmbito da formação de educadores no curso de Pedagogia. A busca por essa maior inserção visa, acima de tudo, contribuir de forma relevante para a progressão do conhecimento nesse campo específico e para a promoção de uma educação inclusiva, diversificada e que respeite as pluralidades étnicas e raciais que compõem a realidade brasileira. A delimitação desse panorama ressalta a importância da reflexão crítica sobre as práticas educacionais nesse contexto, bem como a necessidade de incorporar de forma mais efetiva os princípios da diversidade e da igualdade nas políticas e ações pedagógicas adotadas. Dessa forma, a presente pesquisa se desvela como um ponto de partida significativo para um processo contínuo de aprimoramento e fortalecimento da educação étnico-racial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, corroborando com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com a diversidade cultural e étnica de nosso país."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13438_TB4167_05052024233858.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALIA"
    "autor_email" => "natalia.costasilva18@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111796
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4167
    "inscrito_id" => 13438
    "titulo" => "FORTALECENDO A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS"
    "resumo" => "Este artigo resulta de uma investigação aprofundada sobre a abordagem da educação étnico-racial no projeto político do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, com o intuito primordial de estimular a pesquisa e a produção acadêmica nessa área. A metodologia discorre de revisão bibliográfica em artigos e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Dentre os autores cujos pensamentos e pesquisas embasam este trabalho estão Ivanice Maria de Albuquerque, Islane Cristina Martins, Karolina Carvalho do Amarante, Gilberto César Lopes Rodrigues, Lanny Suellen Pereira de Sena e Alef Monteiro. Os achados obtidos até então apontam a necessidade de fortalecer e ampliar a presença da educação das relações étnico-raciais no âmbito da formação de educadores no curso de Pedagogia. A busca por essa maior inserção visa, acima de tudo, contribuir de forma relevante para a progressão do conhecimento nesse campo específico e para a promoção de uma educação inclusiva, diversificada e que respeite as pluralidades étnicas e raciais que compõem a realidade brasileira. A delimitação desse panorama ressalta a importância da reflexão crítica sobre as práticas educacionais nesse contexto, bem como a necessidade de incorporar de forma mais efetiva os princípios da diversidade e da igualdade nas políticas e ações pedagógicas adotadas. Dessa forma, a presente pesquisa se desvela como um ponto de partida significativo para um processo contínuo de aprimoramento e fortalecimento da educação étnico-racial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, corroborando com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com a diversidade cultural e étnica de nosso país."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13438_TB4167_05052024233858.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALIA"
    "autor_email" => "natalia.costasilva18@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação aprofundada sobre a abordagem da educação étnico-racial no projeto político do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, com o intuito primordial de estimular a pesquisa e a produção acadêmica nessa área. A metodologia discorre de revisão bibliográfica em artigos e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Dentre os autores cujos pensamentos e pesquisas embasam este trabalho estão Ivanice Maria de Albuquerque, Islane Cristina Martins, Karolina Carvalho do Amarante, Gilberto César Lopes Rodrigues, Lanny Suellen Pereira de Sena e Alef Monteiro. Os achados obtidos até então apontam a necessidade de fortalecer e ampliar a presença da educação das relações étnico-raciais no âmbito da formação de educadores no curso de Pedagogia. A busca por essa maior inserção visa, acima de tudo, contribuir de forma relevante para a progressão do conhecimento nesse campo específico e para a promoção de uma educação inclusiva, diversificada e que respeite as pluralidades étnicas e raciais que compõem a realidade brasileira. A delimitação desse panorama ressalta a importância da reflexão crítica sobre as práticas educacionais nesse contexto, bem como a necessidade de incorporar de forma mais efetiva os princípios da diversidade e da igualdade nas políticas e ações pedagógicas adotadas. Dessa forma, a presente pesquisa se desvela como um ponto de partida significativo para um processo contínuo de aprimoramento e fortalecimento da educação étnico-racial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, corroborando com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com a diversidade cultural e étnica de nosso país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.