Este artigo resulta de uma investigação aprofundada sobre a abordagem da educação étnico-racial no projeto político do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, com o intuito primordial de estimular a pesquisa e a produção acadêmica nessa área. A metodologia discorre de revisão bibliográfica em artigos e análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Dentre os autores cujos pensamentos e pesquisas embasam este trabalho estão Ivanice Maria de Albuquerque, Islane Cristina Martins, Karolina Carvalho do Amarante, Gilberto César Lopes Rodrigues, Lanny Suellen Pereira de Sena e Alef Monteiro. Os achados obtidos até então apontam a necessidade de fortalecer e ampliar a presença da educação das relações étnico-raciais no âmbito da formação de educadores no curso de Pedagogia. A busca por essa maior inserção visa, acima de tudo, contribuir de forma relevante para a progressão do conhecimento nesse campo específico e para a promoção de uma educação inclusiva, diversificada e que respeite as pluralidades étnicas e raciais que compõem a realidade brasileira. A delimitação desse panorama ressalta a importância da reflexão crítica sobre as práticas educacionais nesse contexto, bem como a necessidade de incorporar de forma mais efetiva os princípios da diversidade e da igualdade nas políticas e ações pedagógicas adotadas. Dessa forma, a presente pesquisa se desvela como um ponto de partida significativo para um processo contínuo de aprimoramento e fortalecimento da educação étnico-racial no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, corroborando com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com a diversidade cultural e étnica de nosso país.