Dentro dos cursos de licenciatura, práticas voltadas para atuação dos alunos nas escolas é fundamental, tanto em escolas públicas como privadas como forma de contribuir com a formação acadêmica dos graduandos. O Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (Lecbio) do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís Monte Castelo é um grupo de ensino, pesquisa e extensão, e frequentemente proporciona experiências voltadas para a atuação dos alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas em sala de aula por meio de metodologias ativas. O presente trabalho foi realizado nas duas unidades da escola Crescimento, instituição de ensino privada em São Luís - Maranhão, com alunos do ensino fundamental dos anos finais com os alunos do 6° ao 8° anos, sendo o foco desta pesquisa direcionada para o 7° ano, objetivando refletir sobre a importância de vivências como esta para a formação acadêmica dos licenciandos. O protagonismo juvenil é algo essencial para o desenvolvimento dos alunos, pois os capacita a assumirem responsabilidades e a contribuírem ativamente para a sociedade. Planejamento, elaboração, construção e apresentação de modelos didáticos relacionados à temática de inovações científicas e tecnológicas nas ciências da vida foram desenvolvidos pelos alunos do 7° ano, tendo auxílio do professor titular da escola e dos alunos integrantes do Lecbio. Ao todo estiveram envolvidos 184 alunos do 7° ano e 13 graduandos do Lecbio. Percebeu-se durante todo o processo que teve a duração de quase dois meses, a integração e participação dos alunos durante as reuniões de planejamento e construção que aconteceram nos horários de Ciências. Como culminância, houve apresentação para as famílias dos recursos elaborados e explicação das temáticas. Poder participar das etapas da Mostra de Conhecimento na escola, foi uma vivência ímpar, cheia de aprendizado e experiências, especialmente no que diz respeito ao relacionamento do aluno do ensino fundamental II.