Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCALCULIA: UM OLHAR PARA AS PARTICULARIDADES E POSSIBILIDADES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A compreensão dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos é crucial para todos os alunos. No entanto, há evidências de que muitos alunos enfrentam adversidades nessa área, especialmente aqueles com transtorno da Matemática, conhecido como discalculia. Com base nas análises feitas através das leituras de diversos artigos encontrados sobre dificuldade de aprendizagem pode-se perceber que poucos realmente fizeram referência à discalculia e esse número diminui quando se refere aos estudos com o uso de instrumentos tecnológicos para auxiliar no ensino dos alunos com discalculia. A Matemática é vista como uma disciplina desafiadora, e muitos alunos têm dificuldades na resolução de problemas e cálculos. No entanto, a legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, garante os direitos das pessoas com discalculia, incluindo acesso a um sistema educacional inclusivo e a avaliações e diagnósticos adequados para identificar suas necessidades específicas. Diante desse cenário, é fundamental ampliar as pesquisas sobre instrumentos tecnológicos que possam auxiliar no ensino da Matemática para alunos com discalculia. Para entender o estado atual de pesquisas no campo da temática proposta neste estudo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na CAPEs e Google Acadêmico, a partir disso elaborou-se um estado da arte, que revelou uma escassez de estudos nessa área, destacando a necessidade de mais pesquisas e busca de recursos específicos para esse grupo de alunos. Esta pesquisa busca analisar os instrumentos tecnológicos atualmente disponíveis para auxiliar no ensino de alunos com discalculia e evidenciar as particularidades e possibilidades do ensino e aprendizagem destes alunos. Ademais, destaca os benefícios de um aplicativo desenvolvido por uma empresa paraense, que pode auxiliar tanto os alunos quanto os professores, especialmente aqueles que trabalham na Educação Básica. Como resultados prévios, visa abranger as discussões sobre o tema e verificar as potencialidades do uso de tecnologias digitais na aprendizagem.

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