Esse trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência das vivências do projeto residência pedagógica (edital 2022) na E.E.M.T.I. Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior, localizada na cidade de Sobral - CE. Esse período foi repleto de desafios na formação de futuros docentes, com adversidades que colocaram à prova diversas habilidades, como paciência e adaptabilidade, tendo como principais contratempos: a diversidade de alunos, necessidade de uma melhor gestão de tempo para se adaptar ao chão de sala e a a falta de imersão dos alunos durante as aulas. A partir disso, através de reuniões com o preceptor e coordenador de área, resolveu-se aplicar assiduamente duas metodologias, a sequência FEDATHI e a gamificação para sanar tais problemas. Durante as vivências dessas metodologias no chão de sala, vários objetivos foram alcançados, dentre os quais podemos destacar: aplicação prática de teorias educacionais, desenvolvimento de habilidades pedagógicas, construção de relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, adaptação a diferentes realidades e desenvolvimento pessoal e profissional. As intervenções geraram o envolvimento no cotidiano escolar, proporcionando uma rica teia de experiências e desafios. Os resultados mostraram que as duas formas de ensino conseguiram atingir os alunos positivamente, aumentando a interação nas aulas. Além disso, oprojeto também conseguiu proporcionar a oportunidade do futuro docente ter contato com ensino, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas para melhorar o processo de ensino- aprendizagem.