De Avilla Botton, Peripelli e Santos (2017) apontam, em seus estudos sobre o emprego do podcast como recurso educacional, para seu potencial de suscitar a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do alunado. Tendo em isso em consideração, realizamos um estudo de caso junto a estudantes de três turmas concluintes de cursos técnicos de nível médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, explorando o uso dessa ferramenta no âmbito da promoção de um trabalho com a leitura literária (Santos, 2009) que se desejava alinhado com os direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018). Assim sendo, foi feito um rigoroso registro de acompanhamento por meio de uma coleta de dados que reuniu respostas a questionários on-line, depoimentos escritos e rodas de conversa gravadas em áudio buscando compreender como os discentes percebiam o impacto do uso dessa ferramenta no desenvolvimento na promoção do letramento literário (COSSON, 2007; PAULINO, 2005; SOARES, 2004). Os resultados indicaram um alinhamento com os estudiosos do campo da educação que veem no podcast uma potente ferramenta para desenvolver diversas competências e habilidades dos estudantes, em particular do público jovem das gerações mais recentes, ambientadas com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e pouco afeita às estratégias tradicionais de escolarização do texto literário. Trata-se de uma investigação que deve ter seu escopo ampliado em um próximo estudo, tendo em vista as possibilidades geradas pelo ineditismo do recorte investigativo voltado para a formação do leitor crítico de textos literários no âmbito da educação profissional técnica de nível médio.