Conforme retratam pesquisas recentes realizadas em nível nacional acerca das práticas de leituras entre os brasileiros, quase metade da população não costuma lê. Também se constata, a partir dessas pesquisas, a importância crucial da escola no acesso à literatura, especialmente no que tange aos estudantes de menor poder aquisitivo, sendo a escola, muitas vezes, o único local onde esse aluno terá a possibilidade de ter acesso a livros literários. Reconhecendo a importância que a leitura de literatura tem para a formação do indivíduo, bem como a compreensão e a concordância de que a literatura é um direito humano e de que é a literatura dialoga com outras áreas do conhecimento, este trabalho objetiva relatar as atividades vivenciadas durante o projeto de letramento literário desenvolvido com duas turmas de 7º ano de uma escola pública de ensino fundamental de Natal a partir das disciplinas de Língua Portuguesa e Artes. O trabalho tem como base as discussões elencadas por Cosson (2006, 2014, 2020, 2021), Lajolo (1993, 2018), Lajolo e Zilberman (1996). Como resultado principal do projeto tem-se o de que os alunos envolvidos, ao final do ano letivo, tenham lido, no mínimo 50 livros literários, bem como que tenham escrito sobre as obras lidas em seus Diários de Leitura. Acredita-se, dessa forma, que se estará contribuindo para o acesso ao direito, defendido por Cândido, à literatura e, portanto, à formação de leitores literários.