A extensão universitária desempenha um papel crucial na conexão entre a academia e a sociedade, promovendo ações para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social. Especificamente na área educacional, projetos de extensão desempenham um papel relevante ao abordar questões pedagógicas, culturais e sociais, enriquecendo tanto a comunidade acadêmica quanto a externa. Essas atividades representam um dos pilares da tríade ensino-pesquisa-extensão, permitindo que estudantes e educadores adquiram habilidades e atitudes críticas para trabalhar em parceria com a comunidade. O estudo atual tem como objetivo analisar a contribuição teórica dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Centro Acadêmico de Vitória da UFPE para a formação de professores de educação física e práticas educativas. Através da identificação e investigação desses projetos, foi possível entender as áreas do conhecimento e as necessidades educacionais abordadas, além de aprimorar e expandir o impacto dessas iniciativas na sociedade. A metodologia de pesquisa utilizada é uma análise do estado da arte, de natureza qualitativa, utilizando o banco de dados da coordenação de pesquisa e extensão do CAV como fonte principal de informação. A pesquisa analisará a evolução das ações de extensão voltadas para a educação nos anos de 2021, 2022 e 2023, abrangendo 28 projetos realizados nesse período. Os resultados mostram que a análise dos projetos de extensão voltados para a formação de professores de Educação Física no Brasil revela uma preocupante carência de referências teóricas específicas à Metodologia de Ensino da Educação Física Escolar, com apenas um projeto referenciando tais teorias e 32,14% dos projetos carecendo completamente dessas referências. Entretanto, observa-se uma diversidade de estratégias didáticas nos projetos, abrangendo diferentes perspectivas e abordagens, incluindo comunicação, multimídia e redes sociais. No conjunto, os projetos demonstram um engajamento significativo na formação docente, fundamentado nas temáticas evidenciadas, destacando a importância da integração entre a formação teórica e a prática efetiva para o desenvolvimento profissional dos professores e outros profissionais nas suas áreas de atuação.