Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PROBLEMATIZAÇÃO E O PORTFÓLIO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As finalidades sociais das Instituições de Ensino Superior na formação de pedagogos devem pautar-se em práticas que desafiem o aluno, mediante a inclusão de situações que despertem para problemas do cotidiano, em busca de superar a alienação na formação discente. Assim, uma Instituição de Ensino Superior privada do interior paulista observou a aplicação e os resultados do uso de práticas de ensino problematizadoras e do portfólio reflexivo em uma de suas disciplinas oferecidas ao curso de Pedagogia. O estudo desse caso teve como objetivo relatar as contribuições da Metodologia da Problematização e do portfólio reflexivo na formação do pedagogo, bem como os desafios e as fragilidades. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, por meio de relato de experiência, sobre o desempenho dos alunos com a Metodologia da Problematização e com o uso do portfólio. Para a coleta e validade dos dados foram utilizados instrumentos buscando retratar a realidade foco do estudo de maneira abrangente: a observação participante e a análise de itens trazidos no portfólio reflexivo. Ressalta-se que a relação teoria e prática permitiu a interdisciplinaridade, a capacidade comunicacional, auxiliou no desenvolvimento da criatividade e do trabalho em grupo. Observou-se o cumprimento das etapas da Metodologia da Problematização pelos alunos previstas no Arco de Marguerez. Entretanto as práticas do uso do portfólio revelaram dificuldades dos alunos tanto no registro das informações, quanto na síntese do conhecimento. Como também se observou a pouca utilização dessa inovação pedagógica na graduação em Pedagogia da Instituição investigada.

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