O presente estudo abordou a organização do pensamento reflexivo na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Com isso, a pesquisa tem por objetivo analisar a relevância da organização do pensamento reflexivo a partir das práticas docentes observadas em sala de aula, bem como a leitura das obras de Paulo Freire. Neste trabalho, os referenciais teóricos utilizados foram a Pedagogia da Autonomia e a Organização do Pensamento Reflexivo de Paulo Freire (1981-2019) e a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (2011). Para tal finalidade, a pesquisa adotou a abordagem metodológica qualitativa. Por meio da pesquisa de campo, elegeu como técnica de coleta de dados a observação participativa durante o período de estágio supervisionado obrigatório na turma da 2° etapa da EJAI na escola. Os dados coletados permitiram verificar as práticas desenvolvidas em avaliações diagnósticas pelo docente e os métodos pedagógicos para o processo de ensino e aprendizagem. Os recursos utilizados pelo professor são videoaulas que reforçam as aulas expositivas, dentro do método tradicional, bem como atividades de fixação após as explicações das aulas. O professor relatou utilizar muito do diálogo para criar um ambiente harmonioso para aprendizagem. A análise apreendida aponta para uma postura metodológica ciente de que as experiências do público da EJAI devem ser acolhidas, no entanto, com práticas convencionais que pouco abrangem o exercício do pensamento reflexivo em sala. Dessa forma, destacamos a necessidade irrevogável de trabalhar o tema, buscando apreender o educando do EJAI como ser capaz de transformar a sua realidade por meio do pensar crítico e reflexivo sobre o mundo ao seu redor.