O presente estudo originou de uma investigação empreendida nas disciplinas de Estágio em Educação Infantil I, II e Educação e Ludicidade, desenvolvida como avaliação parcial das disciplinas, ministrada pela Professora Igora Dacio, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, campus Belém, no período de agosto a dezembro de 2022, disciplina fundamental para o formação do êthos docente. O locus de pesquisa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Soares Castro no município de Belém/PA. Objetivou analisar as garantias da educação inclusiva na escola do município de Belém - PA, por meio do estágio supervisionado (disciplina obrigatória) na referida escola de educação infantil e como contribuir com possibilidades lúdicas inclusivas. O percurso de análise se baseia na seguinte questão norteadora: Como as aproximações entre teoria e prática tendo a ludicidade como ferramenta pedagógica pode auxiliar à educação inclusiva? Para obtermos a resposta para tal o estudo se apoiou inicialmente na observação de campo, pesquisa bibliográfica e documental, em seguida utilizamos o formulário como instrumento de pesquisa. O estudo foi consubstanciado nos postulados teóricos de Freire, Vygotsky, entre outros. Além disso, a LDB e BNCC. Por fim, para meios de intervenção pedagógica foram planejados e confeccionados brinquedos pedagógicos para a sala de recursos da escola campo. Constatamos, que ainda há muito a ser feito para a promoção da educação inclusiva, principalmente na Educação Infantil e que as lacunas entre teoria e prática continuam a perdurar.