A experimentação é uma das metodologias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, principalmente aliado às Ciências da Natureza. O alto grau de abstração necessário para a compreensão de conceitos científicos, muitas vezes, torna difícil a aprendizagem significativa das Ciências, principalmente para estudantes inseridos em contextos de precariedade de recursos pedagógicos. Sendo assim, a visualização de fenômenos, através de experimentos, facilita a fixação e compreensão de conceitos e processos, dito isso, o presente estudo visou perceber a diferença no desempenho avaliativo de estudantes do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública de Pernambuco, a partir do contato com aula prática experimental sobre Misturas Homogêneas, Heterogêneas e Soluções, realizada durante a disciplina de Química. Para tanto, foi montada uma sequência didática de quatro passos: aula expositiva dialogada sobre o conteúdo; aula prática acerca do conteúdo; revisão dialogada do conteúdo; avaliação padrão da unidade escolar. A avaliação relacionada ao conteúdo experimental consistiu em uma questão objetiva e três subjetivas. De 136 estudantes, 100% daqueles que não estiveram presentes no momento da aula prática não acertaram a resposta da questão objetiva, e 33% acertaram, de forma incompleta, as questões subjetivas. Oitenta por cento dos estudantes presentes na aula prática acertaram a questão objetiva, e 47% acertaram as questões subjetivas, inclusive desenhando esquemas e replicando discussões do momento prático. Ou seja, aqueles estudantes que vivenciaram a prática conseguiram lembrar conceitos, associar à imagens mentais e replicar explicações. Esta tendência à associação da memória visual pode ser relacionada à atmosfera investigativa, ao interesse pela instrumentalização laboratorial, ao uso de produtos associados ao cotidiano, a uma configuração onde o estudante é protagonista do seu processo e ao trabalho em equipe. A junção destes elementos corroboram para uma aprendizagem duradoura e significativa, extrapolando os limites do conhecimento puramente tradicional, despertando o apreço e a curiosidade científica.