Este estudo propõe uma abordagem diferenciada para o ensino de hidrocarbonetos, utilizando mapas mentais sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Infere-se que os mapas mentais são ferramentas eficazes para organizar e visualizar conceitos complexos, facilitando a compreensão e a retenção de informações, assim como entende-se que a abordagem CTS destaca a interação dinâmica entre ciência, tecnologia e sociedade, promovendo uma reflexão crítica sobre os impactos e implicações dos avanços científicos e tecnológicos na vida cotidiana. Diante do exposto, os alunos do terceiro ano de uma escola estadual de ensino de Bela Cruz, Ceará, foram desafiados a criar mapas mentais representando diferentes aspectos dos hidrocarbonetos, incluindo propriedades, aplicações industriais e impactos ambientais. Ao fazerem isso, foram incentivados a considerar não apenas os aspectos científicos, mas também as questões éticas, sociais e ambientais relacionadas. Essa abordagem promoveu uma melhor compreensão dos hidrocarbonetos e das interconexões entre ciência, tecnologia e sociedade. Além disso, buscou-se desenvolver o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de tomar decisões informadas sobre questões relacionadas aos hidrocarbonetos e seu impacto no mundo. Este método de ensino ofereceu uma oportunidade única para os alunos explorarem os hidrocarbonetos de uma maneira mais holística, integrando conhecimentos científicos com uma compreensão mais ampla das implicações sociais, éticas e ambientais associadas a essas substâncias, e isso contribui para um ensino de Química mais eficiente.