Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DE HIDROCARBONETOS SOB A PERSPECTIVA CTS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110707
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2571
    "inscrito_id" => 11066
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DE HIDROCARBONETOS SOB A PERSPECTIVA CTS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS"
    "resumo" => "Este estudo propõe uma abordagem diferenciada para o ensino de hidrocarbonetos, utilizando mapas mentais sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Infere-se que os mapas mentais são ferramentas eficazes para organizar e visualizar conceitos complexos, facilitando a compreensão e a retenção de informações, assim como entende-se que a abordagem CTS destaca a interação dinâmica entre ciência, tecnologia e sociedade, promovendo uma reflexão crítica sobre os impactos e implicações dos avanços científicos e tecnológicos na vida cotidiana. Diante do exposto, os alunos do terceiro ano de uma escola estadual de ensino de Bela Cruz, Ceará, foram desafiados a criar mapas mentais representando diferentes aspectos dos hidrocarbonetos, incluindo propriedades, aplicações industriais e impactos ambientais. Ao fazerem isso, foram incentivados a considerar não apenas os aspectos científicos, mas também as questões éticas, sociais e ambientais relacionadas. Essa abordagem promoveu uma melhor compreensão dos hidrocarbonetos e das interconexões entre ciência, tecnologia e sociedade. Além disso, buscou-se desenvolver o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de tomar decisões informadas sobre questões relacionadas aos hidrocarbonetos e seu impacto no mundo. Este método de ensino ofereceu uma oportunidade única para os alunos explorarem os hidrocarbonetos de uma maneira mais holística, integrando conhecimentos científicos com uma compreensão mais ampla das implicações sociais, éticas e ambientais associadas a essas substâncias, e isso contribui para um ensino de Química mais eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11066_TB2571_26102024185114.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FABIANO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO ARAUJO"
    "autor_email" => "francisco.araujo54@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110707
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2571
    "inscrito_id" => 11066
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DE HIDROCARBONETOS SOB A PERSPECTIVA CTS ATRAVÉS DE MAPAS MENTAIS"
    "resumo" => "Este estudo propõe uma abordagem diferenciada para o ensino de hidrocarbonetos, utilizando mapas mentais sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Infere-se que os mapas mentais são ferramentas eficazes para organizar e visualizar conceitos complexos, facilitando a compreensão e a retenção de informações, assim como entende-se que a abordagem CTS destaca a interação dinâmica entre ciência, tecnologia e sociedade, promovendo uma reflexão crítica sobre os impactos e implicações dos avanços científicos e tecnológicos na vida cotidiana. Diante do exposto, os alunos do terceiro ano de uma escola estadual de ensino de Bela Cruz, Ceará, foram desafiados a criar mapas mentais representando diferentes aspectos dos hidrocarbonetos, incluindo propriedades, aplicações industriais e impactos ambientais. Ao fazerem isso, foram incentivados a considerar não apenas os aspectos científicos, mas também as questões éticas, sociais e ambientais relacionadas. Essa abordagem promoveu uma melhor compreensão dos hidrocarbonetos e das interconexões entre ciência, tecnologia e sociedade. Além disso, buscou-se desenvolver o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de tomar decisões informadas sobre questões relacionadas aos hidrocarbonetos e seu impacto no mundo. Este método de ensino ofereceu uma oportunidade única para os alunos explorarem os hidrocarbonetos de uma maneira mais holística, integrando conhecimentos científicos com uma compreensão mais ampla das implicações sociais, éticas e ambientais associadas a essas substâncias, e isso contribui para um ensino de Química mais eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11066_TB2571_26102024185114.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FABIANO ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO ARAUJO"
    "autor_email" => "francisco.araujo54@prof.ce.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo propõe uma abordagem diferenciada para o ensino de hidrocarbonetos, utilizando mapas mentais sob a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Infere-se que os mapas mentais são ferramentas eficazes para organizar e visualizar conceitos complexos, facilitando a compreensão e a retenção de informações, assim como entende-se que a abordagem CTS destaca a interação dinâmica entre ciência, tecnologia e sociedade, promovendo uma reflexão crítica sobre os impactos e implicações dos avanços científicos e tecnológicos na vida cotidiana. Diante do exposto, os alunos do terceiro ano de uma escola estadual de ensino de Bela Cruz, Ceará, foram desafiados a criar mapas mentais representando diferentes aspectos dos hidrocarbonetos, incluindo propriedades, aplicações industriais e impactos ambientais. Ao fazerem isso, foram incentivados a considerar não apenas os aspectos científicos, mas também as questões éticas, sociais e ambientais relacionadas. Essa abordagem promoveu uma melhor compreensão dos hidrocarbonetos e das interconexões entre ciência, tecnologia e sociedade. Além disso, buscou-se desenvolver o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de tomar decisões informadas sobre questões relacionadas aos hidrocarbonetos e seu impacto no mundo. Este método de ensino ofereceu uma oportunidade única para os alunos explorarem os hidrocarbonetos de uma maneira mais holística, integrando conhecimentos científicos com uma compreensão mais ampla das implicações sociais, éticas e ambientais associadas a essas substâncias, e isso contribui para um ensino de Química mais eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.