O aplicativo Minecraft Education é uma versão do Minecraft original, voltada a educadores que pretendem explorar novos potenciais pedagógicos de jogos em metaversos. Por ser um jogo do tipo sandbox, apresenta limitações mínimas para o jogador, oferecendo maior liberdade e autonomia de exploração e modificação do mundo virtual em que se encontra, com diversos recursos e ferramentas extras, que não são encontrados no jogo base original. Com potenciais pedagógicos ainda incipientes na Educação Básica inclusiva, especialmente em estratégias de ensino para alunos neurodiversos (TEA, TDAH, dislexia, altas habilidades), o Minecraft Education pode ser utilizado no ensino de conteúdos curriculares complexos e até abstratos. O presente estudo utilizou a plataforma para criar um sistema digestório imersivo e interativo, para o ensino de fisiologia na Educação Básica do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj). Estruturas como órgãos e glândulas digestivas foram replicadas no metaverso, onde os alunos puderam explorar suas funcionalidades por dentro do sistema, interagindo com os cenários para aprender sua anatomia e funções fisiológicas. O sistema foi utilizado para complementar aulas práticas de biologia, e os alunos neurodiversos se mostraram totalmente engajados com as aulas e integrados de forma inclusiva aos alunos neurotípicos. Foram utilizados circuitos de redstone para simular os movimentos de estruturas digestivas (e.g. mastigação, liberação de enzimas, peristaltismo). Ainda que o Minecraft seja um dos jogos mais utilizados no mundo por jovens neurotípicos e neurodiversos, o presente estudo apresenta novas possibilidades no ensino de biologia, onde os alunos podem explorar, replicar e modificar estruturas para melhorar seus estudos. O sistema de redstone se apresentou efetivo na simulação de movimentos fisiológicos, melhorando sua compreensão. O estudo possui, ainda, potenciais na formação de professores, uma vez que foi desenvolvido por licenciandos de ciências biológicas da UERJ.