O objetivo principal deste trabalho foi identificar por meio de um mapeamento de registros bibliográficos, os focos temáticos de ensino registrados nos ENEQ(s) 2014-2023, envolvendo Educação Ambiental e Ensino de Química. Como resultados constou-se as implicações que cada pesquisa destaca como forma de contribuição para a comunidade acadêmica. As leituras demonstram que três fatores são essenciais para que se alcance a aprendizagem de qualquer conteúdo curricular em Química: 1-A formação (inicial e continuada) do professor de Química; 2- As informações inerentes a Educação Ambiental dentro de temáticas ambientais associadas a conteúdos curriculares de Química. 3-A metodologia, os recursos materiais pedagógicos e didáticos utilizados para ministrar a aula. Por meio do levantamento de tais dados, foi possível identificar que dentro do contexto da temática em estudo, envolvendo Educação Ambiental, existem lacunas que no futuro poderiam intermediar a explanação de muitas pesquisas com foco em questões ambientais envolvendo a saúde de todos os tipos de seres vivos na Terra.