A adolescência é um período de mudanças físicas, neurais, psicológicas e sociais significativas que influenciam diretamente na busca pela vivência da sexualidade. Nessa fase, é de fundamental importância que o adolescente compreenda os vários aspectos que envolvem a sexualidade humana, pois a falta desse conhecimento poderá afetar negativamente sua autoestima, a gestão de suas emoções, seu comportamento e seus relacionamentos. Uma educação inadequada para a sexualidade deixa o adolescente vulnerável a comportamentos de risco, como vícios, autolesão e envolvimento em relacionamentos abusivos. Nessa perspectiva, buscamos identificar a concepção de adolescentes, estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no município de Cajazeiras-PB, sobre sexualidade humana. Este trabalho é de cunho qualitativo descritivo e resulta de uma avaliação diagnóstica, aplicada durante a implementação de um projeto de Educação Sexual para adolescentes no âmbito escolar. Os dados foram coletados através de questionário misto e da ferramenta nuvem de palavras. Participaram 50 adolescentes com idade entre 15 e 21 anos. Os dados, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, mostraram que a maioria (98%) dos adolescentes pesquisados apresentou uma concepção inadequada sobre a sexualidade humana, relacionando-a principalmente ao ato sexual, identidade de gênero ou orientação sexual, desconsiderando os aspectos psicológicos, cognitivos, familiares, sociais e biológicos. Mais da metade dos adolescentes (61%) afirmaram que não conversava sobre sexo com os pais e que já havia se colocado em situações de risco. Os resultados foram utilizados como base para o desenvolvimento de estratégias metodológicas de educação para a sexualidade e prevenção ao abuso sexual.