Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE FERRAMENTAS BASEADAS EM METAVERSO NO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM NO IFBA JACOBINA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110400
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 10442
    "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS BASEADAS EM METAVERSO NO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM NO IFBA JACOBINA"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias da informação está redefinindo a sociedade contemporânea, promovendo debates sobre seu impacto e suas potenciais contribuições para o bem coletivo. Temas como inteligência artificial e o emergente conceito de metaverso estão na vanguarda dessas discussões, despertando tanto preocupações quanto oportunidades em diversos setores. Este trabalho tem como proposta um estudo acerca do metaverso por profissionais de educação no âmbito do IFBA campus Jacobina, como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se compreender como essas inovações estão sendo integradas ao processo educacional e quais são os desafios e perspectivas associados a essa integração. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica, experimentos de soluções e uma pesquisa qualiquantitativa com os profissionais, por meio de questionário semiestruturado, a fim de identificar o conhecimento e aplicação acerca da tecnologia. Explora-se a literatura acadêmica e os relatórios técnicos disponíveis para identificar tendências, casos de uso e percepções relacionadas ao uso do metaverso na educação formal. As descobertas deste trabalho revelam que, embora o metaverso ainda esteja em estágio inicial do seu desenvolvimento, já existem diversas ferramentas e soluções baseadas nessa tecnologia que podem ser aplicadas ao ensino e a aprendizagem em diferentes contextos e modalidades educacionais. No âmbito do campus Jacobina os primeiros resultados apontam para um conhecimento discreto por parte dos profissionais, a ausência de recursos materiais adequados e falta de formação específica nestas novas tecnologias. Estudos apontam o uso destas tecnologias, já em escala avançada no mundo industrial, com grande potencial para a área educacional como instrumento para intensificar estratégias para uma aprendizagem imersiva, na educação formal e não formal de maneira geral, com destaque para formação técnica profissional, mas também processo da educação assistiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10442_TB2174_27102024182220.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE PORTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "gpzlipe@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110400
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2174
    "inscrito_id" => 10442
    "titulo" => "O USO DE FERRAMENTAS BASEADAS EM METAVERSO NO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM NO IFBA JACOBINA"
    "resumo" => "O avanço das tecnologias da informação está redefinindo a sociedade contemporânea, promovendo debates sobre seu impacto e suas potenciais contribuições para o bem coletivo. Temas como inteligência artificial e o emergente conceito de metaverso estão na vanguarda dessas discussões, despertando tanto preocupações quanto oportunidades em diversos setores. Este trabalho tem como proposta um estudo acerca do metaverso por profissionais de educação no âmbito do IFBA campus Jacobina, como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se compreender como essas inovações estão sendo integradas ao processo educacional e quais são os desafios e perspectivas associados a essa integração. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica, experimentos de soluções e uma pesquisa qualiquantitativa com os profissionais, por meio de questionário semiestruturado, a fim de identificar o conhecimento e aplicação acerca da tecnologia. Explora-se a literatura acadêmica e os relatórios técnicos disponíveis para identificar tendências, casos de uso e percepções relacionadas ao uso do metaverso na educação formal. As descobertas deste trabalho revelam que, embora o metaverso ainda esteja em estágio inicial do seu desenvolvimento, já existem diversas ferramentas e soluções baseadas nessa tecnologia que podem ser aplicadas ao ensino e a aprendizagem em diferentes contextos e modalidades educacionais. No âmbito do campus Jacobina os primeiros resultados apontam para um conhecimento discreto por parte dos profissionais, a ausência de recursos materiais adequados e falta de formação específica nestas novas tecnologias. Estudos apontam o uso destas tecnologias, já em escala avançada no mundo industrial, com grande potencial para a área educacional como instrumento para intensificar estratégias para uma aprendizagem imersiva, na educação formal e não formal de maneira geral, com destaque para formação técnica profissional, mas também processo da educação assistiva."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10442_TB2174_27102024182220.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE PORTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "gpzlipe@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O avanço das tecnologias da informação está redefinindo a sociedade contemporânea, promovendo debates sobre seu impacto e suas potenciais contribuições para o bem coletivo. Temas como inteligência artificial e o emergente conceito de metaverso estão na vanguarda dessas discussões, despertando tanto preocupações quanto oportunidades em diversos setores. Este trabalho tem como proposta um estudo acerca do metaverso por profissionais de educação no âmbito do IFBA campus Jacobina, como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se compreender como essas inovações estão sendo integradas ao processo educacional e quais são os desafios e perspectivas associados a essa integração. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica, experimentos de soluções e uma pesquisa qualiquantitativa com os profissionais, por meio de questionário semiestruturado, a fim de identificar o conhecimento e aplicação acerca da tecnologia. Explora-se a literatura acadêmica e os relatórios técnicos disponíveis para identificar tendências, casos de uso e percepções relacionadas ao uso do metaverso na educação formal. As descobertas deste trabalho revelam que, embora o metaverso ainda esteja em estágio inicial do seu desenvolvimento, já existem diversas ferramentas e soluções baseadas nessa tecnologia que podem ser aplicadas ao ensino e a aprendizagem em diferentes contextos e modalidades educacionais. No âmbito do campus Jacobina os primeiros resultados apontam para um conhecimento discreto por parte dos profissionais, a ausência de recursos materiais adequados e falta de formação específica nestas novas tecnologias. Estudos apontam o uso destas tecnologias, já em escala avançada no mundo industrial, com grande potencial para a área educacional como instrumento para intensificar estratégias para uma aprendizagem imersiva, na educação formal e não formal de maneira geral, com destaque para formação técnica profissional, mas também processo da educação assistiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.